Promessa
Por: vilmara • 14/4/2015 • Trabalho acadêmico • 719 Palavras (3 Páginas) • 171 Visualizações
Ministério de Ensino - Ceifa Pitangueiras
Guia para elaboração de estudos bíblicos:
Título: Mais que a promessa.
Texto: Gênesis 17:1-8
Esse texto é uma narrativa, que confirma a chamada, a promessa e a aliança que Deus faz com Abraão. No capitulo 17-5, Deus fala com Abrão novamente, muda seu nome para Abraão e reafirma a promessa, pois ele havia obedecido ao chamado e andado na presença do Senhor até então, firmando a aliança que existia entre eles.
Em Gênesis 12:1, é a primeira vez que Deus da ordem e faz a promessa a Abraão de que ele será pai de uma grande nação.
Gênesis 17:16 e 19 Deus fala primeiro a Abraão e depois a Sara que dela viria o filho e através dele a aliança do Senhor seria eterna com sua descendência.
Nos capítulos 13; 14; 16 mostram alguns dos muitos problemas que Abraão teria que enfrentar até a chegada da sua promessa, o filho Isaque. Assim como também para alcançar a terra prometida, Abraão e sua descendência passariam por um longo período de espera e adversidades.
Em Josué 1:6, vemos o receio de Josué que já conhecia a promessa e agora o cumprimento dela estava em suas mãos. Por isso Deus o encoraja renova a aliança com Josué, e sob sua liderança a grande nação que saiu do Egito tomou posse da terra prometida a Abraão, a terra que mana leite e mel.
Introdução:
A palavra promessa significa um acordo entre partes que se obrigam a cumprir o estabelecido no futuro, que pode ser próximo, ou distante. E para que uma promessa se cumpra é preciso bem mais que palavras, é necessário que as partes estejam numa perfeita aliança, que tenham objetivos comuns e principalmente fidelidade a essa aliança.
Deus está disposto a cumprir em nossa vida as maravilhas que Ele sonhou para cada um de nós e quanto mais perto estamos de Deus, quanto mais buscamos sua orientação, mais perto da promessa ficamos.
Desenvolvimento:
Abraão saiu de sua terra Ur dos Caldeus com 75 anos, deixando sua parentela, levou com ele apenas Sara sua esposa e Ló seu sobrinho. Como destino tinha uma terra distante chamada Canaã, a terra prometida porque nela sua descendência seria grande.
Mesmo sem saber o que o esperava pelo caminho, pois se tratava de conquistar um lugar e ter filhos. Abraão sendo de idade avançada e sua mulher Sara estéril, não hesitou e seguiu rumo que o Senhor lhe ordenou.
Passou fome, desceu ao Egito, temeu o Faraó, e mentiu sobre seu parentesco com Sara por ela ser uma mulher bonita, disse que era sua irmã, o Faraó a tomou por esposa. Mas Deus era com Abraão e enviou pragas ao Egito, fazendo o Faraó devolve-la e restituir a ele tudo que podia.
Brigas com o sobrinho Ló, guerras, nascimento de seu filho Ismael com a serva Agar, foram adversidades que Abraão enfrentou. Fatos esses que mostra também a impaciência de Abraão em esperar sua promessa, pois a sua descendência viria de Sara sua esposa, era através do filho Isaque que Deus confirmaria a aliança entre eles.
Alguns fatos da historia de Abraão era apenas Deus provando seu coração. Abraão precisava mostrar a Deus que era fiel e estava preparado para a promessa que se cumpriria em sua vida.
...