Dano moral e perseguição moral
Projeto de pesquisa: Dano moral e perseguição moral. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: caccddd • 20/9/2014 • Projeto de pesquisa • 475 Palavras (2 Páginas) • 376 Visualizações
Introdução.
Neste trabalho será apresentado as características do dano moral e assédio moral e também suas diferenças, que sofre principalmente com os danos e assédios morais são os empregados, sofrendo abusos e humilhações constantes.
Dano Moral e Assédio Moral
Dano mora e assedio moral, é visto como uma espécie da qual o gênero é o dano moral, na verdade o que precisa ser feito é analisar as diferenças.
O assédio moral começa com praticas ofensivas e humilhantes, mesmo sendo de forma sutil, na verdade denigre a honra, á moral do empregado. Mesmo discretamente é considerado assédio moral .
Hoje e dia com o aumento da competitividade das empresas, estabelecendo metas as vezes agressivas, acabam gerando uma pressão psicológica muito grande em seus funcionários, principalmente em gerências, e acabam maltratando seus subordinados.
Tudo isso para conseguirem alcançar as metas estabelecidas pela empresa. Isso gera em consequência ações na justiça com indenizações por assédio moral. O assedio moral infelizmente é o mais comum são ofensa pejorativas, palavras de baixo calão que são ditas , geralmente por pessoas de um cargo superior, menosprezando subordinados.
O que diferencia o dano moral do assedio moral no trabalho, é que o dano moral não se prolonga por muito tempo, mesmo ocorrendo de uma forma ilícita, que tem origem em ação ou omissão, uma única conduta gera o dano a honra, a moral do empregado.
Na verdade como no assédio moral e no dano moral ressalta-se que toda conduta ilícita ,provocada de danos gera o dever e a responsabilidade de repará-lo nos termos do Art. 186 do Código Civil Brasileiro.
Art. 186 Código Civil Brasileiro ”Todo aquele por ação ou omissão espontânea, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”.
(Artigo 186 Código Civil Brasileiro. )
Os dano moral diz respeito a reputação do empregado o que gera esse dano geralmente é o empregador. O assédio moral ainda não faz parte do ordenamento jurídico, ainda não a lei Federal, no entanto a Justiça do Trabalho tem se posicionado independentemente da existência de leis específicas. O assédio é caracterizado por violência psicológica, tanto por cargos superiores, colegas de trabalho e até subordinados.
Entretanto, dano moral como assédio moral são formas de denegrir e violentar psicologicamente a vida de um empregado. Nem mesmo se toca no indivíduo , não tem contato físico, tudo é feito verbalmente diminuindo o ser humano.
Portanto as empresas da atualidade precisam deixar de focar somente em lucros, pois na realidade o coração da empresa é feito por pessoas, são elas que fazem algo acontecer. As empresas precisam ter mais treinamentos e focar no bem estar de seus empregados.
Conclusão:
Conclui-se neste trabalho o efeito que causa o dano moral e assédio
...