A Reforma Política
Por: marianasignori • 6/6/2015 • Dissertação • 250 Palavras (1 Páginas) • 210 Visualizações
Reforma Política
A Reforma Política é um dos primeiros passos para um “movimento social”, para iniciar um processo de melhoria real e verdadeira na qualidade da política brasileira, no modo de se votar e ser votado e um ato social fundamental para o verdadeiro saneamento da nossa forma de fazer política. A reforma política brasileira é o início a uma boa e eficiente administração pública.
A reforma política também ser entendida como um conjunto de propostas para uma melhoria do sistema político brasileiro que não foram modificados na Assembléia Nacional Constituinte (1987/1988). No final da década de 1990 que o debate sobre a reforma política tomou a forma como o que vem sendo discutindo hoje, se configurando em torno de alguns pontos: a reorganização ampla das regras do sistema político e da forma de financiamento de campanha, a criação de novas instituições capazes de aumentar a participação e os diferentes padrões de interação entre instituições representativas e participativas.
O Brasil é um dos países onde o candidato pode assumir o cargo executivo por duas vezes consecutivas, se assim eleito pelo povo. O direito a à reeleição, no Brasil, surgiu no ano de 1998, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Tal direito se perpetua até os dias atuais. Porém, este não é do agrado de boa parte dos cidadãos brasileiros. Pois, o direito a à reeleição acaba tirando a oportunidade de outros candidatos assumirem o poder – fator que, de certa forma, acaba comprometendo a democracia -.
Referencias:
http://vestibular.brasilescola.com/banco-de-redacoes/8688/
...