O TEMPO E O VENTO
Por: pietrasaviani • 23/5/2022 • Resenha • 303 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
O TEMPO E O VENTO
Análise do livro
O Tempo e o Vento conta a história da família Terra Cambará e da família Amaral, sua rival há 150 anos, dando início às Missões até o final do século XIX. A história mostra a formação do Estado Rio Grande do Sul, a maneira que o território brasileiro foi povoado e a determinação de suas fronteiras, adulterada a ferro e espada pelas disputadas coroas portuguesa e espanhola, sob a visão das duas famílias.
As famílias Amaral e Terra-Cambará são inimigas históricas da Cidade de Santa Fé, Rio Grande do Sul. No momento em que os Terra-Cambará são cercados pelos Amaral, todas as pessoas da família perdem as expectativas, pois já não tem mais alimento, nem água, há muitas pessoas doentes e mulheres grávidas. Entre os integrantes da família Terra-Cambará, há a Matriarca Bibiana, que recebe a visita do finado esposo Capitão Rodrigo, nesse instante começam a lembrar não só a história do seu amor, mas a história de como a família aconteceu.
Bibiana fala sobre sua avó Ana Terra, uma menina que luta historicamente por aquilo que acredita e sente; é forte mesmo com o mundo desmoronando, e mesmo quando não tem mais lugar e expectativa, levanta-se e segue, dá sucessão a família, que pode até ser associada à Bibiana. Ana costumava contar uma frase interessante: " Sempre que algo importante me acontece está ventando ... ". Ana era a única filha de seu Pai, Maneco Terreco, por isso era muito atento para com sua filha, ainda mais quando Pedro começou a trabalhar em sua casa.
Pedro era um conhecido como Pedro Missioneiro, um jovem índio. Pedro e Ana acabam se gostando fortemente em meio a uma Guerra Civil.
Bibiana fala como esteve com seu Amado Capitão Rodrigo, suportando os erros, os defeitos do Capitão, mas mesmo assim o amando.
...