PACTO NACIONAL PELA VALORIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
Por: Neimarbat • 23/4/2016 • Dissertação • 282 Palavras (2 Páginas) • 324 Visualizações
Escola Estadual Tiradentes
Professor(a) Orientador(a): Jetro Tavares
Professor(a): Emerson Luisi Damasceno Picanço
Data: 28/11/2014
PACTO NACIONAL PELA VALORIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
ATIVIDADE CADERNO 5
Discutir e registrar experiências relativas à participação dos pais na vida escolar.
A participação dos pais na vida escolar dos filhos vem se convertendo em um grande dilema dos profissionais que atuam na escola. Isto porque o processo de ensino deve ser compreendido como um fenômeno total que abrange o sistema formal, e seus conteúdos programados, e o informal, com suas informações difusas e assistemáticas.
Entende-se o processo de ensino como de responsabilidade exclusiva do professor, estando pais e familiares sujeitos tão somente a matricularem seus filhos nos estabelecimentos de ensino.
Alguns até admitem que os pais tem tanta importância no processo de ensino quanto os professores, contudo, essa forma de compreensão não recebe a importância que deveria.
Os pais estão cada vez mais ausentes da escola, delegando suas responsabilidades aos professores, que além da incumbência de aplicar conteúdos e flexibilizá-los à realidade, na tentativa de extrapolar a formalidade do conteúdo ampliando a visão de mundo dos alunos, têm que se ater a educação moral, função precípua da família.
A ausência dos pais tem consequências diretas. A indisciplina é uma delas. A evasão é outra. O baixo rendimento, outra. Poderia se listar uma serie de problemas. Em seis anos de sala de aula, não tive experiência qualitativa de participação de pais na vida escolar dos filhos que me sirva de exemplo para esboçar um relato.
Contudo, esta ausência deixa margens para as considerações acima porque os problemas são frequentes e cada vez mais graves, e sempre que os pais são chamados, nos plantões pedagógicos a exemplo, as manifestações em relação a rendimento ou comportamento não são as mais promissoras.
...