A Eutanasia
Por: talita123655 • 25/8/2016 • Monografia • 1.078 Palavras (5 Páginas) • 388 Visualizações
1.Introdução
O termo eutanásia, de origem grega, significa "boa morte", “morte apropriada” ou "morte piedosa" ( classificação retirada da internet)
A constituição federativa do Brasil, nos seus artigos traz como primordial o direito à inviolabilidade da vida , e o principio da dignidade da pessoa humana, que são por excelência direitos personalíssimos.O que se discute sobre a eutanásia é o seu espaço no mundo jurídico, sua validade e seu impacto social.
O direito é o ramo criado para solucionar conflitos sociais,sendo assim, a eutanásia vai alem de uma discussão , trata-se de uma questão de extrema relevância para o meio social.
O direito brasileiro ou dito o ordenamento jurídico,atribui valores extremos,valores superior aos outros bens tutelados por ele.
A eutanásia se molda na pratica de facilitar a morte digna de alguém que possue uma moléstia incurável, de maneira controlada ou a pedido da parte.
Neste presente trabalho,o objetivo central, é discutir sobre a hipótese da pratica da eutanásia.Consideraremos também princípios bioéticos e aspectos a bioética versando sobre os direitos fundamentais,expondo e conceituando modalidades previstas pelo ordenamento jurídico.
Na decorrência serão apresentados as distinções entre o suicídio assistido, a ortotanásia a ditanásia e a já dita eutanásia.
O futuro estudo versara sobre todos os dilemas relacionados a terminalidade da vida, bem como pontos conclusivos e reflexivos sobre tal.
2. Problema
CONTEXTUALIZAR......( contextualizado)
A eutanásia é um tema que toca profundamente e com maior fragilidade talvez da vida humana que é a proximidade da morte, é um momento que angustia quando nos encontramos próximos dela .A eutanásia é a pratica que ativa ou passivamente, mas sempre de forma intencional abrevia a vida de um paciente que naturalmente ainda teria um tempo de vida, mas abrevia-se em geral para aliviar seu sofrimento , então seria assim, o direito a vida ou morte digna do ser humano?
3. Hipóteses (REFAZER CONFORME O PROBLEMA)-
-(refeito conforme o problema)
Os princípios constitucionais têm como finalidade primordial a de orientar; limitar a vontade subjetiva. Para que sejam então assegurados os direitos fundamentais. Um destes princípios está explicito conforme :
Art 1°-A República Federativa do Brasil, formada pela união
indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
[...]
III - a dignidade da pessoa humana;
.
Nestes artigos e seus incisos , entre outros, está o de maior impacto para o futuro estudo . Onde salienta sobre os aspectos da eutanasia, desde suas formas cientificas e bioeticas , ate ao abordamento da legislação vigente brasileira. Tendo como objetivo o conceito de dignidade humana que é categoria central na discussão do direito à vida e do direito à morte digna.
4 Objetivos
4.1 OBJETIVO GERAL
O futuro estudo tem como breve objetivo geral mostrar que se tem o intuído de esclarecer, explicar e demostrar os aspectos da eutanásia e o direito a vida, juntamento com os parâmetros constitucionais.
4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Abordar Linhares sobre a disponibilidade da vida humana;
- Apresentar o que a norma expõe sobre os direitos de presevar a vida humana com dignidade;
- Discutir sobre a hipótese de sua pratica considerando também princípios bioéticos e aspectos a bioética.
5-Justificativa
6 -METODOLOGIA
Para entendimento do futuro estudo seram ultilizados métodos descritivos e explicativos sobre o tema eutanásia concernente ao direito a vida ou morte digna,considerando as questoes éticas ,bioéticas,legais e sociais, tudo isto com o auxilio de recursos metodologios , como pesquisas bibliográficas,monografias, livros ,artigos revistas,pesquisas informáticas, posicionamentos jurisprudenciais e doutrinários a respeito do estudo.
7 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
...