A OCORRÊNCIA AERONÁUTICA E A REGULAMENTAÇÃO INFRINGIDA
Por: Leonardo664 • 29/11/2021 • Trabalho acadêmico • 612 Palavras (3 Páginas) • 78 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT’ANNA – UNISANT’ANNA
LEONARDO CARREIRO SALANDIN
OCORRÊNCIA AERONÁUTICA E A REGULAMENTAÇÃO INFRINGIDA
ANÁLISE DE RELATÓRIO A-031/2019
SÃO PAULO
2020
CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT’ANNA – UNISANT’ANNA
LEONARDO CARREIRO SALANDIN
2º S. N. – CIÊNCIAS AERONÁUTICAS
Trabalho realizado para avaliação parcial na disciplina Profissão PP e PC, Aeródromos e Regulamentações no 2º semestre do curso de Ciências Aeronáuticas - Centro Universitário Sant’anna – Unisant’anna.
Orientador: Prof. Marcello Barreiros Chiodi
SÃO PAULO
2020
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................4
HISTÓRICO DO VOO.......................................................................5
REGULAMENTOS INFRIGIDOS DURANTE O VOO.......................6
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................7
INTRODUÇÃO
Um acidente aéreo ou acidente aeronáutico é um evento associado a operação de uma aeronave que acontece entre o embarque de pessoas com intenção de voar e o desembarque das mesmas em seu destino. A Seguinte análise tem como objetivo resumir e apontar as violações feitas aos regulamentos aéreos brasileiros referentes ao acidente de suma nº A-031/2019 com a aeronave PT-JIC que ocorreu em Belém-PA no dia 13 de Fevereiro de 2019.
[pic 1]
HISTÓRICO DO VOO
A aeronave decolou do Aeródromo Brigadeiro Protásio de Oliveira, PA (SBJC), com destino ao Aeroporto Internacional de Belém, PA (SBBE), às 14h16min (UTC), a fim de realizar um voo de traslado para abastecimento nessa última localidade, com um piloto e um passageiro a bordo.
Quando no circuito de tráfego de SBBE, o piloto declarou emergência. A aeronave perdeu altitude até colidir contra o telhado de duas residências e uma construção. [pic 2][pic 3]
A aeronave teve danos substanciais. O piloto teve lesões graves e o passageiro sofreu lesões fatais. A aeronave, modelo 210L, número de série 21060085,registrada na categoria Serviço Aéreo Privado (TPP), foi fabricada pela Cessna Aircraft no ano de 1973. [pic 4][pic 5]
REGULAMENTOS INFRIGIDOS DURANTE O VOO
- O Código ANAC informado no plano de voo era do passageiro da aeronave e não do piloto que estava nos comandos. (Violação do RBAC 61 – 61.19 e possivelmente o fato ocorreu pelo fato do piloto estar com sua Habilitação Técnica vencida.)
- O piloto em comando estava com a Habilitação Técnica de Avião Monomotor Terrestre (MNTE) vencida desde AGO2017, bem como estava com o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) vencido desde 07OUT2016. (Violação do RBAC 61 parágrafo 61.19 – Validade das habilitações de piloto bem como violação do RBAC 67 parágrafo 67.15 – Validade do CMA)
- No dia da ocorrência, não havia combustível nos fornecedores credenciados em SBJC, problema que estava sendo recorrente na localidade.
Segundo informações prestadas, durante a realização do pré-voo, os ocupantes da aeronave estimaram que essa estaria com cerca de 20 litros de combustível em cada asa. Nesse mesmo sentido, a aeronave teria sido acionada uma vez antes do voo da ocorrência para verificação de seu funcionamento.
Durante a análise dos destroços, foi constatada a ausência de combustível nos tanques da aeronave, bem como nos componentes do motor. Considerando os fatos supracitados, verifica-se que, para a realização da etapa de voo, o piloto em comando não cumpriu o requisito da letra “a”, do item 91.151, do RBHA 91:
...