A Política e Gestão de Educação Básica: Revisitando conceitos simples
Por: Carine Freitas • 12/12/2022 • Trabalho acadêmico • 446 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
Disciplina – Política Educacional Brasileira
Carine de Freitas Berto – 3º ano diurno
Prof. Leandro Vitoriano da Silva
Política e Gestão de Educação Básica: revisitando conceitos simples
Sofia Lerche Vieira
No texto Política e Gestão de Educação Básica: revisitando conceitos simples, os conceitos e as ideias tem como base a experiência obtida durante os três anos em que a autora esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo a autora, ela só teve realmente noção da prática experimentando esse lugar, pois antes ela uma visão caótica do todo.
Ainda segundo Vieira 2000, as palavras usadas sofreram mudanças, a denominação para as coisas sempre foram feitas no campo da atuação humana.
Apesar de todo estudo feito, ainda segundo a autora, há áreas que necessitam da atenção dos estudiosos e não tem essa atenção. Assim, se faz necessário primeiro identificar essas áreas para depois dar atenção necessária.
O texto traz a ideia de Política Educacional, tratando de ideias e ações. Sobretudo ações governamentais. Nessa ótica, as políticas educacionais expressam a multiplicidade e a diversidade da política educacional em um dado momento histórico.
Para Vieira 2000, os elementos de continuidade, são indispensáveis para uma ação governamental, e que essa ação seja continuada pelo governo que vier assumir depois.
Os conceitos mais simples relativo a gestão: estão pública é o resultado das políticas que traduzem as intenções do poder público, e o valor público – gera política e gestão.
De acordo com Vieira, para que ocorra ações de uma gestão é preciso que as ideias sejam viáveis (condição de implementação) e, aceitáveis (condições políticas).
Um dos exemplos de projetos que fracassaram citado no texto foi o Plano Nacional da Educação, pelo excesso de ideias e falta de orçamento. Além de que é difícil implantar mudanças, que não são simples e que muitas vezes não são aceitas.
A gestão escolar refere-se a esfera do estabelecimento de ensino, e só foi reconhecido com a Lei de Diretrizes e Bases em 1996, colocando a escola como novo foco da política educacional.
A gestão educacional, refere-se a um amplo espectro de iniciativas desenvolvidas pelas diferentes instância de governo, já a gestão escolar atua no campo das escolas.
A gestão democrática, também é citada no texto, e tem como base legal a constituição de 1988, e a LDB regulamenta a gestão democrática.
Ainda de acordo com Vieira, nos termos da Declaração Mundial sobre Educação para todos a educação básica é a base pra aprendizagem e desenvolvimento humano permanentes, sobre quais os países podem construir, sistematicamente, níveis e tipos mais adiantados de educação e capacitação”.
Desse modo, segundo o texto, os problemas já foram diagnosticados, porém faltam soluções. E assim, é necessário da prática a teoria, e desta àquela, tendo como norte a função social da educação e da escola.
...