A REFORMA E CONTRARREFORMA
Por: Eleise Santos • 21/1/2019 • Ensaio • 388 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
INTRODUÇÃO À TEOLOGIA
NOME: ELEISE DOS SANTOS ROSA BARBOSA
REFORMA E CONTRARREFORMA
A Reforma iniciou-se no século XVI. A Igreja Católica, neste tempo, vinha desapontando a burguesia e deixando insatisfeito alguns reis, com a preocupação material e a luxúria, desvio de dogmas por muitos sacerdotes, venda de indulgências, entre outros motivos.
Com o acesso a leitura, pensamento humanista e antropológico, racional e científico (Pensamento Renascentista), os trabalhadores urbanos juntamente com a burguesia, se opuseram contra a Igreja Católica. Entre eles está o Martin Lutero, um monge alemão, que foi o primeiro a contestar e criou 95 teses contra a igreja. Ele teve o apoio dos camponeses, burgueses e nobreza da época.
CONTRARREFORMA
Foi um processo de perseguição aos protestantes. Com a perda dos fiéis e o aumento dos protestantes, a Igreja Católica reuniu em Trento para tentar reverter essa situação. Este evento ficou conhecido como Concílio de Trento e os principais planos traçados por eles foram: catequização dos habitantes das novas terras descobertas através dos jesuítas, reforma e uso da Inquisição.
COMENTÁRIO
A Reforma foi de extrema importância não só para os cristãos, mas para a sociedade. Com a expansão do movimento protestante e a descoberta de novas terras, contribuíram para a colonização protestante, como por exemplo na América do Norte.
Com a diminuição do poder da Igreja Católica juntamente com os pensamentos do Renascimento, houve o fortalecimento da burguesia. Novas igrejas cristãs foram abertas.
Martinho Lutero e o Renascimento colaboraram para as profundas mudanças também na área da educação. Nesta época, já se organizava a educação pública, gratuita para aqueles que não tinha condições de pagar. A Bíblia pode ser traduzida para outros idiomas, e conseqüentemente, mais pessoas passaram a ter acesso à leitura da Bíblia.
Com a Reforma podemos entender que foi um marco para os cristãos, porque podemos constatar que, através de Martinho Lutero, o protestantismo se expandiu, não só na Europa, mas em outros continentes. E junto com este avanço, veio o acesso à educação para todos os que não tinham condições, ou seja, os menos favorecidos já eram vistos como cidadãos que também careciam de educação e também do amor de Deus.
Graças a Deus a Palavra chegou a nós, nos ensinando que o amor de Deus, precisa ser levado a todos, nos mostrando que Deus tem compromisso com a igreja e que Ele nunca nos abandona.
...