A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Por: josibrian • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.118 Palavras (5 Páginas) • 110 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
2.2 BENEFICIOS DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
2.3 PROBLEMAS
3 CONSIDERAÇÃOES FINAIS
4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
ANEXOS
- INTRODUÇÃO
O objetivo principal deste trabalho é evidenciar o enfoque no ser humano enquanto pessoa, devidamente reconhecida, respeitada e valorizada em seu papel profissional, desempenhado no ambiente empresarial, em que atua.
Este trabalho visa de maneira clara e objetiva discutir o que de fato aconteceu dentro da Empresa HSBC, se realmente os funcionários da Organização tiveram a sua privacidade Invadida e quais as condições para uma determinada organização monitorar a rotina de um funcionário. Será abordados alguns temas da área de Recursos Humanos como “Sociedade do Conhecimento e da Informação, quais os seus benefícios dentro da Sociedade”.
- DESENVOLVIMENTO
Acredito que nos tempos atuais a tecnologia da informação e do conhecimento tem sido o diferencial das empresas que as possuí, com tanta concorrência, desde que não desrespeite a dignidade humana.
O método de Gestão da HSBC pra controles de números versus colaboração à empresa e sociedade, concerteza não só desrespeitou os preceitos legais como os Direitos humanos de seus funcionários investigados.
Compreendo que elementos ligados á luta contra fraudes no sistema privado ou público permanecem obscuro e impuni, mas ressalto que os critérios adotados pelas empresas devam ser legais públicamente. Nós precisamos ter uma democracia que funcione e fico preocupada com a possibilidade de não mais confiar em disponibilizar os meus dados pessoais para fins benéficos por conta da espionagem. As empresas devem obter as informações e o conhecimento de modo lícito, para uso legitimo com propósitos unicamente profissionais, não compreendi como sendo de cunho profissional e legitimidade das informações coletadas durante as investigações da HSBC.
O ato de espionar foi e é muito praticado por: Nações, grupos, guerrilheiros em guerra e/ou guerrilha, com propósito de obter as informações de caráter secreto ou confidencial, sobre governos ou organizações, sem a autorização destes, para alcançar certa vantagem militar, política, econômica, tecnológica ou social.Não é novidade, aliás espionar funcionários é pratica de muitas empresas e instituições e ocorre de vários modos: na internet, telefones, celulares, carros corporativos, celulares coorporativos, até na hora do lazer com a família.
O que mais me choca nessa matéria, além do fato que o banco investiga os seus funcionários ilegalmente, é que a penalidade sofrida por esta, será paga ao poder judiciário, os funcionários investigados e que foram as vítimas, não receberão centavo algum da sentença deste processo, cabendo a cada um deles se quiserem acionar a justiça individualmente, para conseguir alguma reparação.
Se todos executassem a ética que possuim e inspirassem os valores morais expectados pela sociedade, não precisariamos do direito.Todos utilizariam o bom senso e a sociedade seria harmoniosa e justa.
E não deveria existir o mais forte ou o mais fraco e sim o “justo”.
- INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Estamos na era da informação que é responsável por várias transformações na sociedade, alterando conceitos, formas de produção, entretenimento, comunicação, educação e comercialização.As aplicações de recursos tecnológicos e computacionais estão transformando e dinamizando todas as atividades existentes, tornando-as uma perfeita ferramenta para o desenvolvimento de várias áreas das organizações.
- BENEFICIOS DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
A revolução tecnológica enfatiza o uso de recursos computacionais e tecnológicos como ampliação do poder cerebral humano, priorizando o aumento da produtividade humana, deslocando as pessoas para tarefas mais importantes, como uso da criatividade e o poder de tomada de decisões, sem a preocupação com tarefas repetitivas.
...