ATPS GESTÃO DO CONHECIMENTO
Por: elizabetesouza92 • 15/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.941 Palavras (16 Páginas) • 158 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Lauro de Freitas, 05 de novembro de 2014.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Tutor Presencial: Gicélio
Alunos:
Carmem da Silva Santos RA 7935692785
Maria Elizabete de Souza RA 8314770690
Maria Inês Jesus Santos RA 439294
Rosana Ferreira de Souza RA 7935669201
Vera Maria Mota dos Santos RA 7982700192
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas, expondo à disciplina de Gestão do Conhecimento, Curso de Tecnologia em Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera - Uniderp, sob a orientação do professor - tutor presencial Gicélio.
Lauro de Freitas, 05 de novembro de 2014.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade mostrar como a gestão do conhecimento pode influenciar no desenvolvimento das organizações, e que o processo do conhecimento organizacional é parte das pessoas que aprendem e possibilitam às organizações aprenderem e empregarem esse aprendizado de forma competidora, assim sendo quanto maior o conhecimento das organizações, mais oportunidades de enfrentar os diversos desafios do ambiente em que atuam. Ressaltará a gestão do conhecimento como principal fonte de desenvolvimento adentro de uma organização, pois o capital intelectual ou humano relaciona-se às contribuições apresentadas pelas pessoas para o processo produtivo como um diferencial concorrente para as empresas. Também abordará as desiguais formas e tipos da Gestão do Conhecimento, suas conversões e criação da mesma maneira clara e pratica os conceitos e os objetivos da Gestão do Conhecimento tanto teórico como sue aproveitamento, sendo colocado nas organizações pouco a pouco, embora que com muita resistência e medo do novo, a Gestão do Conhecimento cada vez mais vem adotando um espaço de valorização e acrescentando valores nesta área.
Gestão do Conhecimento foi desenvolvidos pelos orientais Nonaka e Takeushi definida como sendo um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.
Estamos em um tempo em que o conhecimento está disponível a todo momento, a cada um de nós, assim sendo, somos frequentemente bombardeados com conhecimentos a todo tempo. Isso, algumas vezes, até afasta nosso foco, pois necessitamos estar receptivos para as informações que chegamaté nos e também restabelecer de forma ainda mais produtiva e de qualidade para que assim seja feita uma relação do conhecimento e gestão.
ETAPA 01
PASSO 02
CONCEITO GESTÃO DO CONHECIMENTO (GC)
Gestão do Conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos, numa tarefa que envolve a administração e controle das competências individuais de acordo com as táticas específicas da organização. É a administração dos ativos de conhecimento das organizações. Permite à organização saber o que ela sabe.
Gestão do Conhecimento significa administração do conhecimento, ou seja, é o modo no qual os gestores de uma determinada organização administram o conhecimento de seus colaboradores.
Gestão do Conhecimento é a valorização do conhecimento dos colaboradores. É a transformação do conhecimento pessoal de um indivíduo em conhecimento organizacional para a empresa como um todo.
DEFINIÇÕES DE AUTORES SOBRE GC DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Definições de gestão do conhecimento segundo o autor José Cláudio C. Terra e o autor David Cohen: “É a capacidade das empresas em utilizarem e combinarem as várias fontes e tipos de conhecimento organizacional para desenvolverem competências específicas e capacidade inovadora, que se traduzem, permanentemente, em novos produtos, processos, sistemas gerenciais e liderança de mercado”. (TERRA, 2000, p.70).
“Gestão do conhecimento é orientar a empresa inteira para produzir este que é o bem mais valioso da nova economia, descobrir formas de aproveitá-lo, difundi-lo, combiná-lo. E lucrar com ele. Em cada caso particular, as empresas vão ter de escolher qual o tipo de gestão do conhecimento que usarão: o segredo ou a cooperação, a evolução ditada pelas leis de mercado ou pela revisão dos pares. Na maioria das vezes, será necessário um misto dessas duas formas de gestão”. (COHEN, 1999, p.48).
Segunda a definição de Terra, a Gestão do Conhecimento é a forma utilizada pela empresa de utilizar as capacidades e competências para a melhoria de produtos, processos, sistemas da empresa, e a definição de Cohen determina que a empresa orienta o conhecimento para encontrar uma forma de aproveitar, difundir, combinar e lucrar. Podemos notar que as duas divergem não na finalidade, mas na origem: enquanto uma utiliza algo já existente e o aprimora (Terra) o outro direciona o desenvolvimento deste conhecimento (Cohen). Na prática a funcionalidade é a mesma, podendo inclusive haver uma fusão das duas ideias.
ETAPA 01
PASSO 02
QUESTIONÁRIO:
a) como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
Podemos beneficiar com prática e valores corporativos
...