CADERMINHO TOPICOS CONSTITUCIONAL ESTACIO
Trabalho Universitário: CADERMINHO TOPICOS CONSTITUCIONAL ESTACIO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: evermotta • 26/11/2013 • 10.652 Palavras (43 Páginas) • 410 Visualizações
Semana 1.
Sumário: Poder Judiciário
1. Órgãos do Poder Judiciário;
2. Estrutura do Poder Judiciário;
3. Independência do Poder Judiciário;
3.1. Garantias e vedações;
3.2. Autonomia administrativa e financeira
4. Noções gerais de jurisdição;
5. O Supremo Tribunal Federal;
5.1. Desenvolvimento histórico;
5.2. Competência;
5.3. A jurisdição constitucional
Objetivos específicos:
O aluno deverá ser capaz de:
• Compreender a estrutura organizacional do Poder Judiciário, bem como as suas funções típicas e atípicas. Deverá, ainda, compreender a instituição e história do Supremo Tribunal Federal como Corte constitucional.
• Compreender a definição das competências originárias e recursais.
Estratégia:
Aula expositiva com a participação efetiva dos acadêmicos na construção do conhecimento.
O professor deverá motivar o desenvolvimento das habilidades exigidas ao estudante e operador de justiça, adotando a seguinte metodologia:
• Exigência de leitura e interpretação do(s) capitulo(s) da bibliografia obrigatória;
• Discussão, interpretação e resolução dos casos concretos, e das questões objetivas, motivando os alunos a desenvolverem a argumentação, reflexão crítica e posicionamento próprio.
• Quando o tema comportar, análise jurisprudencial.
Recursos:
• Utilização de material VHS, retroprojetor, datashow;
• Incentivo à utilização pelo acadêmico das salas de aulas interativas.
• Utilização de material disponibilizado pelo professor (textos de periódicos, decisões judiciais, pareceres, etc).
ATENÇÃO: Para a resolução dos casos desta aula, faça, inicialmente, a leitura do capítulo 18 do livro de SILVA E NETO, Manoel Jorge e. Curso de Direito Constitucional. Rio de Janeiro: Ed. Lúmen Júris, 2008.
Bibliografia de apoio:
MENDES, Gilmar Ferreira. COELHO, Inocêncio Mártires. Branco, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. Rio de janeiro: Saraiva. 2008
MOTTA FILHO, Sylvio Clemente da. Curso de Direito Constitucional / Silvio Motta, Gustavo Barchet. – Rio de Janeiro: Elsevier., 2007.
NETO, Manoel Jorge e Silva. Curso de Direito Constitucional. Rio de Janeiro: Lúmen Júris. 2008
HORTA, Raul Machado. Direito constitucional. 4. ed. rev. e atual. Belo Horizonte: Del Rey, 2003.
LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. São Paulo: Saraiva. 2008
SILVA, José Afonso da. Aplicabilidade das normas constitucionais. 6. ed. São Paulo: Malheiros, 2004.
ZIMMERMANN, Augusto. Curso de direito constitucional. 3. ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2004.
Caso 1 – Tema: Poder Judiciário
João Luiz Pereira, inconformado com a decisão do Tribunal de Justiça do Pará que, em grau recursal, negou procedência à ação por este interposta, resolve interpor recurso especial ao STJ. Na argumentação apresentada, afirma que os órgãos judiciais que avaliaram anteriormente sua ação desconsideraram seu pedido preliminar de reconhecer a invalidade de lei local – cujo teor serviu como fundamento para a negativa -, que, segundo João, tratava de matéria a ser regida por lei federal, em pleno vigor.
Pergunta-se: É cabível o recurso especial interposto por João ao STJ. Fundamente sua resposta.
Sugestão de gabarito: Não. Ao STF compete julgar, em recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida julgar válida lei local contestada em face de lei federal, conforme informa o disposto no art. 102, III, alínea “c” da CRFB. Observe-se que a contraposição à lei federal só será analisada pelo STF se a contrariedade advier de decisão cuja fundamentação está baseada em lei local, não se admitindo o recurso extraordinário quando a preterição for fulcrada em ato de governo local, situação mantida na competência do STJ (art. 105, III, b).
Questão objetiva: Relativamente à organização e às competências do Poder Judiciário, assinale a opção correta.
A A edição de súmula vinculante pelo STF poderá ocorrer de ofício ou por provocação de pessoas ou entes autorizados em lei, entre estes, os legitimados para a ação direta de inconstitucionalidade. O cancelamento ou revisão de súmula somente poderá ocorrer por iniciativa do próprio STF.
B Cabe reclamação constitucional dirigida ao STF contra decisão judicial que contrarie súmula vinculante ou que indevidamente a aplique. O modelo adotado na CF não admite reclamação contra ato que, provindo da administração, esteja em desconformidade com a referida súmula.
C O Conselho Nacional de Justiça, órgão interno de controle administrativo, financeiro e disciplinar da magistratura, é composto por membros do Poder Judiciário, do MP, da advocacia e da sociedade civil.
D As causas em que entidade autárquica, empresa pública federal ou sociedade de economia mista seja interessada na condição de autora, ré, assistente ou oponente são de competência da justiça federal.
Sugestão de gabarito: LETRA C.
Questão objetiva: (2006.3 – caderno A) A propósito dos recursos especial e extraordinário, assinale a opção correta.
A É cabível recurso especial para o STJ contra decisão que julgar válida lei local contestada em face de lei federal.
...