Caminhos Para Prevenir o Suicídio Entre os Jovens do Brasil
Por: honeyzzmoon • 10/3/2019 • Dissertação • 308 Palavras (2 Páginas) • 513 Visualizações
Caminhos para prevenir o suicídio entre os jovens do Brasil
Ao longo dos anos, o crescimento da taxa de suicídio de jovens brasileiros entre 15-29 anos vem aumentando de modo alarmante. O suicídio é um tema sem muita repercussão dentro do Brasil, poucos tem conhecimento sobre o assunto.
Segundo dados de 2014 da OMS, no mundo, 800 mil pessoas cometem suicídio ao ano. O número de tentativas é ainda mais assustador: para cada caso de óbito, 20 outras tentativas são registradas.
O Brasil é o 8º país na lista de casos: foram 11.821 casos registrados em 2014. É a segunda causa de morte, ficando apenas atrás de acidentes de trânsito.
Estados do Centro-Oeste e Norte têm a taxa de suicídio de jovens maior, num fenômeno que os especialistas costumam associar aos suicídios entre indígenas: Mato Grosso do Sul (13,6) e Amazonas (11,9).
Pessoas que têm esse desejo, na verdade, têm sede de viver, mas dificuldades em enfrentar seus problemas. Querem acabar com os problemas, e não com a própria vida, mas não encontram outra solução para isso, então acabam por cometer suicídio.
O assunto é um grande tabu para muitos, temido em vários ambientes, desde escolas, família, trabalho. Em muitos casos, os sinais são silenciosos, e por isso, a atuação da família, ou mesmo de um profissional, é mais difícil.
A solução para evitar tais acontecimentos, é recomendado acompanhamento com um psicólogo e, também, visitar/falar com centros especializados. Há diversos centros brasileiros de prevenção do suicídio. O mais comum deles é o CVV (Centro de Valorização da Vida), que atende por chat, ligação, e-mail e até mesmo pelos postos espalhados por todo o Brasil. A meta até 2020 é conseguir diminuir em 10% o índice de casos.
A expansão e divulgação destes centros é essencial, com mais pessoas sabendo sobre, mais pessoas teriam suporte e ajuda com o problema.
...