Desafio - Gravadora
Por: psiconei • 1/6/2016 • Projeto de pesquisa • 1.614 Palavras (7 Páginas) • 309 Visualizações
SUMÁRIO
1. Introdução 2
2. perfil dos oponentes - Passo 1 3
3. habilidades essenciais dos Negociadores - Passo 2 4
4. Análise da situação e Planejamento - Passo 3 5
5. CULTURA ORGANIZACIONAL - Passo 4 6
6. PRÉVIO DAS NEGOCIAÇÕES - PASSO 5 7
7. PROPOSTA FINAL - Passo 6 8
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
Referências 10
1. INTRODUÇÃO
Com o propósito de apresentar um plano de negociação para resolver um impasse entre uma grande empresa e moradores do bairro onde ela quer se instalar, esse estudo foi desenvolvido.
O conflito no primeiro contato entre as partes favoreceu ao negociador criar as propostas apresentadas nesse estudo.
Aqui serão apresentadas, de forma analítica e sistêmica, as etapas para chegar a um plano de negocio onde todos os envolvidos sejam favorecidos.
2. perfil dos oponentes - Passo 1
2.1. Perfil do Negociador da Associação de Moradores do Bairro
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
2.2. Perfil do Negociador - A Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro. Alegação: O progresso é inevitável.
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
3. habilidades essenciais dos Negociadores - Passo 2
GRAVADORA
ESTILO
CARACTERÍSTICAS
TÁTICAS USADAS NA NEGOCIAÇÃO
Amigável
Simpático. Acredita no relacionamento de confiança.
Cordialidade e paciência.
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES
ESTILO
CARACTERÍSTICAS
TÁTICAS USADAS NA NEGOCIAÇÃO
Confrontador
Cooperativo e questionador.
Busca a equidade e o acordo
global de acordo com as circunstâncias dadas.
Define limites para ambas as partes, exclui itens desnecessários.
4. Análise da situação e Planejamento - Passo 3
Sabendo que muitas negociações são prejudicadas pela falta de comunicação ou por informações que visam apenas o lado de quem as informam, Jorge elaborou sua estratégia focando nos pontos positivos e disponibilizou lugares extras nas reuniões para que mais moradores possam assistir e intervir quando acreditarem ser necessário, assim terão as informações sem intermediários e passarão a acreditar na transparência da gravadora, acreditando que assim, muitos possam rever seus conceitos.
Pautou a necessidade de explicar o que é uma gravadora, pois muitos moradores não sabem a que se destina e o seu processo. Quando possível explicaria aos moradores que mesmo sendo uma grande instalação, a emissão de poluentes era zero, a fabricação era terceirizada, ali era feita a montagem do produto final, as gravações, vendas, distribuições e também iriam funcionar os departamentos jurídicos, executivos, marketing e muitos outros, e todos dependem do silêncio para serem exercidos.
Com pouca informação a respeito da população do bairro e sabendo que as poucas informações eram transmitidas por um representante, Jorge quis apresentar o projeto da gravadora na sede da associação, para que os moradores possam associar a gravadora a um ser humano sensível aos seus comentários e suas preocupações. Um feedback instantâneo para elaborar melhor seu plano de negociação.
Com o objetivo final de conseguir a instalação da gravadora e satisfazer os moradores naquilo que lhes preocupam, Jorge utilizando de estilo amigável, se aproximou dos moradores para captar todas suas reclamações e anseios negativos, pois só assim poderia elaborar de forma detalhada seus argumentos, sem ser surpreendido por novos argumentos contrários à instalação durante o processo de negociação.
Começou a pensar na ideia de desenvolver um projeto para oferecer cultura e bem estar.
5. CULTURA ORGANIZACIONAL - Passo 4
Jorge procurou também informações sobre a gravadora e seus colaboradores, descobriu que muitos estavam satisfeitos com a liderança participativa adotada pela gravadora, onde eles podiam, no momento certo, opinar sobre determinadas decisões e que seus talentos eram aproveitados com o plano de carreira e sucessão.
Soube também que alguns funcionários temem pelo embargamento do empreendimento e receiam por não conquistarem as promoções e os remanejamentos, pois já haviam criado expectativas e dividido com seus familiares. Essa situação de insegurança deixou o clima da organização tenso, a produtividade caiu e o absenteísmo cresceu.
Com as informações que captou, Jorge se viu obrigado
...