Diferença entre o porteiro e o vigilante
Por: andreola • 30/3/2016 • Projeto de pesquisa • 4.910 Palavras (20 Páginas) • 255 Visualizações
[pic 1]
Andréia Santos.
DIFERENÇA ENTRE PORTEIRO E VIGILANTE
GESTÃO DE SEGURANÇA EMPRESARIAL E PATRIMONIAL
Taboão da Serra
2009
Andréia Santos.
DIEEERENÇA ENTRE PORTEIRO E VIGILANTE
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Anhanguera – FTS, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Formação Superior em Gestão de Segurança Empresarial e Patrimonial sob a orientação do Professor Fidelis
.
Taboão da Serra
2009
DIFERENÇA ENTRE PORTEIRO E VIGILANTE
Andréia Santos.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Gestão de Segurança Empresarial e Patrimonial da Faculdade Anhanguera - FTS, como requisito para obtenção do grau de Formação Superior em Gestão de Segurança Empresarial e Patrimonial.
____________________________________________
Professor Orientador: Danilo
COMISSÃO AVALIADORA
__________________________________________
Professor
__________________________________________
Professor
Dedico este trabalho a todos profissionais da área de Segurança que buscam resultados, crescimento profissional e pessoal, aos meus amigos e colegas de trabalho em especial o Posto 917 que me ensinaram, apoiaram e incentivaram a perservar meu proposito em busca de meu objetivo não podendo esquecer também do Sr. Antonio Perreira e Sr. Lucio que se disponibilizaram quando precisei de ajuda.
A todos vocês meu muito obrigado!
AGRADECIMENTOS
Agradeço em primeiro lugar ao Deus Altissimo, o autor de minha vida, pela sabedoria e o discernimento de fazer as boas escolhas em minha vida.
Aos meus Professores em especial Professores Lúis Fidelis, Adolfo Ribeiro (Isnardi), aos colegas de sala, que me permitiram compartilhar conhecimento e aumentar esta bagagem que com certeza ninguém poderá me tirar.
A minha mãe Antonia e meus irmãos que são a exencia do amor em minha vida e amigos pela compreensão, incentivo, confiança e colaboração no decorrer de meu período acadêmico.
A todos que me apoiaram e incentivaram neste período de aprendizado.
Obrigado!
“Facil e analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a mesma... Dificil e vivênciar esta situação e saber o que fazer.”
(Carlos Drummond Andra
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. HISTÓRICO DA SEGURANÇA PRIVADA
2. EVOLUÇÃO DA SEGURANÇA PRIVADA NO BRASIL
3. DIFERENÇA DE ATUAÇÃO ENTRE O PORTEIRO E VIGILANTE
3.1 A diferença de ambas as profissões
3.2. Atribuições e Competências de ambos
3.2.1. Postura, Atitude
4. PREPARAÇÃO PROFISSIONAL DO VIGILANTE
4.1. CNV
4.2Portatia 387/06
4.3. Constituição Federal Art. 144
4.4. Legislação do vigilante de acordo com CBO
4.5 Legislações do vigilante de acordo com CBO
4.5. Sidicato dos Vigilantes
5. PREPARAÇÃO PROFISSIONAL DO PORTEIRO
5.1 De acordo com a CBO segue a Legislação do Porteiro
5.1. 1. De acordo com a CBO segue a descrição sumária do porteiro
5.1.2.Codigo Fonético e utilizado tanto pelo porteiro como pelo vigilante?
5.1.2. Sindicato Representante do Porteiro
RESUMO
O presente estudo veio trazer esclarecimentos entre as funções de vigilante e porteiro que muito das vezes e há sim falta de conhecimento pelo fato de ambos fazerem parte da mesma familia ocupacional, mais há também o desvio de função um problema de grande porcentagem na atualidade em que vivemos.
A area de segurança privada tem crescido de tal meneira que a procura por profissionais da área como o vigilante e o porteiro se tornou incansavel.
Ambos o profissionais corem risco de vida, é eles que resguardam nossas casas, nossos bens, familia e muitas das vezes não são reconhecidos ou remunerdados como deveriam, pois atras da postura desses profissioanal tem um ser humano como nós que luta que sonha que tem uma familia e corre atrás de seus objetivos a procura de melhoras, de conquistas e vitórias.
Um porteiro tem funções semelhantes ao de vigilante e vice versa, porém ele não trabalha armado e tem restrição em fazer e ter atitudes em determinadas situações.
Esse tremo vigilante traz a sensação de vigiar que da o entender segurança, e segurança e prevenção, e prevenção e o que buscamos para nossas vidas.
Nesse texto fica bem claro a diferença entre o vigilante e o porteiro cada um com sua detrerminada função, mesmo pertencendo a mesma familia ocupacional e possivel sim diferenciar as sua funções, suas competências, suas atribuições e suas responsabildades.
Um bom Gestor com certeza sabera fazer essa diferença entre ambos os caso o contrario tera problemas futuros por desvio de função que e um assunt muito abordado na atualidade.
E necessario entender que vigilante e vigilante e porteiro e porteiro e ponto final a começar pela Carteira Nacional do Vigilante que serve como indentidade funcional e valida em todo o Território Nacional, e um qesito que para porteito não necessidade para sua função ser exercida.
E por essas e outras que existe diferença entre essas dua profissões, cada uma com seu valor, mas ambos são importantes para a sociedade
...