ESTUDO DO CÓRREGO PIÇARRÃO
Por: overkid • 17/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.934 Palavras (8 Páginas) • 289 Visualizações
ESTUDO DO CÓRREGO PIÇARRÃO
Entorno, afluentes, infraestrutura e parâmetros hidráulicos
Atividade prática supervisionada para obtenção parcial de nota do curso de Engenharia Civil apresentado à Universidade Paulista– UNIP.
Orientador: Prof. Gustavo
ESTUDO DO CÓRREGO PIÇARRÃO
Entorno, afluentes, infraestrutura e parâmetros hidráulicos
Atividade prática supervisionada para obtenção parcial de nota do curso de Engenharia Civil apresentado à Universidade Paulista– UNIP.
Orientador: Prof. Gustavo
Aprovado em:
______________________________________________________/__/____
1. INTRODUÇÃO..........................................................................................5
1.1. Objetivo Geral .......................................................................................6
1.2. Objetivo Específico...............................................................................6
1.3. Justificativa............................................................................................6
1.4. Metodologia............................................................................................7
2. REFERENCIAIS TEÓRICOS......................................................................8
2.1 Processos hidrológicos..........................................................................8
2.2 Bacias hidrográficas ...............................................................................
2.3 Impactos ambientais em bacias hidrográficas .....................................
2.4 Impactos da urbanização na dinâmica hidrográfica..............................
- INTRODUÇÃO
A Infraestrutura urbana é o conjunto de atividades que servem de base para o desenvolvimento econômico e sustentável de uma determinada cidade, estado ou país. ZIMTROWICZ e NETO (1997) definem funções urbanas em aspectos:
Aspectos sociais: promover condições adequadas de moradia, saúde, educação, trabalho, lazer e segurança; Aspectos econômicos: proporcionar o desenvolvimento de atividades, produção e comercialização de bens e serviços; Aspecto institucional: oferecer meios necessários para o desenvolvimento de atividades politico-administrativas.
Somando-os formam um conjunto de obras destinadas ao funcionamento das cidades, bem como: uso do solo, redes básicas de condução, energia elétrica, rede viária, redes de esgotos, canalização de córregos, entre outros.
Os córregos são pequenos leitos d’água que representam o inicio de um rio. Devido a sua posição geográfica e por apresentar baixo relevo, captam as águas das nascentes e das chuvas, desaguando em um corpo hídrico, assim determinando o fluxo d’água.
Tomando como base o Córrego do Piçarrão que está localizado na cidade de Campinas, serão analisados três pontos específicos. Será estudada neste trabalho de APS (Atividades Práticas Supervisionadas) a geometria do canal, dimensionamentos e vazões.
Serão apresentados cálculos hidrográficos nos diferentes pontos de estudo e variações no curso córrego. A partir da análise de diferentes pontos do córrego, serão definidas as variações de vazões ao decorrer do seu leito e qual influência exercem os afluentes, localizações e importâncias dos afluentes. Apresenta-se anexo com fotos ilustrativas dos locais de visitação, mostrando os contrastes em diversos pontos.
1.1 Objetivo geral
Sempre que ocorrem chuvas com volumes intensos em cidades, principalmente aquelas que concentram grande massa de habitantes, vários locais sofrem alagamentos, neste enfoque esta atividade pratica supervisionada tem por finalidade identificar as falhas existentes em um determinado córrego, analisando sua estrutura, parâmetros hidráulicos e capacidade de transporte, dando atenção também para seu entorno.
1.2 Objetivos específicos
Calcular os parâmetros característicos: vazão, lâmina de água, velocidades média de escoamento, área molhada e perímetro molhado em três pontos específicos do córrego;
Identificar seus dimensionamentos incluindo medição de base maior e base menor e também a altura do leito canalizado;
Descrever e fotografar seu entorno, analisando a distância do córrego até a área de acesso da população, com relação às vias de passagem e moradias;
Exibir os afluentes e as bacias hidrográficas do córrego;
Identificar os recursos úteis do córrego para controle e prevenção de enchentes;
1.3 Justificativa
Alagamentos são problemas cada vez mais frequentes nas regiões urbanas, isto pode gerar problemas graves que afetam diretamente a vida das pessoas. Suas causas podem ser devido ao descarte errado do lixo feito pela população, que desta forma entopem bueiros e dificultam a transição da água nas ruas em épocas de chuvas, também podem acontecer por falhas nos projetos de abastecimento e escoamento d’água nas cidades. Nesta análise, o estudo sobre córregos e afluentes é muito importante e possibilita conhecer pontos diferentes de passagem do córrego, neste caso, o córrego Piçarrão, e obter dados sobre seu dimensionamento e suas características no intuito de analisar suas possíveis falhas e prevenir novos alagamentos.
1.4 Metodologia
A pesquisa acadêmica baseou-se em pesquisas bibliográficas e atividades práticas feitas em campo em diferentes pontos da cidade de Campinas, onde foi fatores como viabilidade de novas obras de canais nos córregos e afluentes estudados, vantagens e desvantagens, custos gerais, etc. A análise quantitativa foi a escolhida, pois esse método busca dados que possam ser exemplificados em forma de dados numéricos, dessa forma aplicando credibilidade e profundidade aos conceitos aqui abordados. A metodologia utilizada visou aplicar em um cenário real o conhecimento de parâmetros hidráulicos adquiridos em aula, de forma que foi necessário realizar estudo de medidas e ângulos nos pontos do córrego que escolhemos para mapeamento. Comércios no entorno, residências, ruas próximas e bacias hidrográficas também foram objeto de estudo para fins de análise do impacto causado em caso de possíveis alagamentos no córrego.
...