Excesso De Legitima Defesa
Pesquisas Acadêmicas: Excesso De Legitima Defesa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 12/11/2014 • 258 Palavras (2 Páginas) • 540 Visualizações
1 – TEMA
O EXCESSO DA LEGITIMA DEFESA
2 – PROBLEMA
A autotutela penal da legítima defesa vem sendo utilizada pela vítima como meio de obstar a conduta dolosa.
3–HIPOTESES
A legítima defesa logo se consolidou como causa de justificação de uma conduta prima vista ilícita
Segundo o Código Penal atualmente vigente, o autor sempre responderá pelo excesso doloso ou imprudente não só na legítima defesa, mas também nas outras causas de justificação (art. 23, parágrafo único)
4 OBJETIVOS:
4.1Objetivos Geral: Desenvolver e explicitar através da doutrina a natureza e a fundamentação da Legítima Defesa.
4.2 Objetivos Específicos: Buscar no Direito ou na Legislação pátria se é possível a Legítima Defesa de terceiros. Compreender como pode ser medida a moderação dos usos dos meios moderados a Legítima Defesa.
5.1 Tudo indica que para que ocorra a exclusão da antijuridicidade através daquilo que nos chamamos de Legítima Defesa, a agressão deve ser decorrente de uma ação humana e preencher alguns requisitos que são vistos no Art.25 do Código Penal. Ttt h
Com fim de atingir os objetivos propostos e a cariar as duvidas no que tange ao tema. Realizada a pesquisa se verificarão se as hipóteses do trabalho se confirmaram ou não. Em outras palavras será um trabalho hipotético e dedutivo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Nos termos do art.25 do Código Penal, “entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem”.
São requisitos da legítima defesa no homicídio:
a) agressão injusta, atual ou iminente;
b) direito do agredido ou de terceiro, atacado ou ameaçado de dano pela agressão;
c) repulsa com os meios necessários;
...