Exercícios De Penal I
Trabalho Escolar: Exercícios De Penal I. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thaisremesi • 25/11/2014 • 763 Palavras (4 Páginas) • 607 Visualizações
EXERCÍCIOS DE DIREITO PENAL 1
Prof. Juenil Antonio dos Santos
01) No conflito aparente de normas, quando se evidencia a ocorrência de um crime-meio para a caracterização de um crime-fim, a questão vem solucionada pelo:
(A) princípio da subsidiariedade tácita;
(B) princípio da consunção;
(C) princípio da especialidade;
(D) princípio da alternatividade;
02) Acerca da aplicação da lei penal no tempo e no espaço, assinale a alternativa correta.
(A) Se um funcionário público a serviço do Brasil na Itália praticar, naquele país, crime de corrupção passiva (art. 317 do Código Penal), ficará sujeito à lei penal brasileira em face do princípio da extraterritorialidade. 7º, inciso I, alínea “c”, do CP
(B) O ordenamento jurídico-penal brasileiro prevê a combinação de leis sucessivas sempre que a fusão puder beneficiar o réu.
(C) Na ocorrência de sucessão de leis penais no tempo, não será possível a aplicação da lei penal intermediária mesmo se ela configurar a lei mais favorável.
(D) As leis penais temporárias e excepcionais são dotadas de ultra-atividade. Por tal motivo, são aplicáveis a qualquer delito, desde que seus resultados tenham ocorrido durante sua vigência.
03) Para solucionar questão relacionada a conflito aparente de normas em matéria penal, o intérprete pode valer-se, dentre outros, do princípio da
(A) fragmentariedade.
(B) especialidade.
(C) anterioridade.
(D) taxatividade.
04) O Código Penal Brasileiro adotou:
(A) A teoria do resultado, em relação ao tempo do crime e, a teoria da ubiquidade, em relação ao lugar do crime.
(B) A teoria da atividade, em relação ao tempo do crime e, a teoria da ubiquidade, em relação ao lugar do crime.
(C) A teoria da atividade, em relação ao tempo do crime e, a teoria do resultado, em relação ao ligar do crime.
(D) A teoria do resultado, em relação ao tempo do crime, e a teoria da atividade, em relação ao lugar do crime.
05 ) Em relação ao princípio da insignificância, assinale a afirmativa correta.
(A) O princípio da insignificância funciona como causa de exclusão da culpabilidade. (B) A mínima ofensividade da conduta, a ausência de periculosidade social da ação, o reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da lesão jurídica constituem, para o Supremo Tribunal Federal, requisitos de ordem objetiva autorizadores da aplicação do princípio da insignificância.
(C) A jurisprudência predominante dos tribunais superiores é acorde em admitir a aplicação do princípio da insignificância em crimes praticados com emprego de violência ou grave ameaça à pessoa (a exemplo do roubo).
(D) O princípio da insignificância funciona como causa de diminuição de pena.
06) As regras de irretroatividade de lei penal e da taxatividade decorrem de qual princípio?
07) José foi processado e condenado por rapto pra fins libidinosos como incurso no art. 220 do CP a uma pena de 2 anos de detenção,
...