MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL
Por: Line Tavares • 23/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 3.678 Palavras (15 Páginas) • 256 Visualizações
RESUMO
As máquinas foram feitas para trabalhar com zero defeitos. Uma máquina quebrada é a que não se apresenta em condições de executar sua função. As falhas são de duas origens; ou podem ser falhas do próprio equipamento, ou podem ser falhas psicológicas decorrentes da falta de conscientização do operador da própria máquina, ou também quando há falta de treinamento adequado para que o operador saiba como operar sua máquina de forma consciente. Este trabalho através de pesquisas e análises da ferramenta estudada, sendo essa a Manutenção Produtiva Total, que hoje é considerada uma metodologia que auxilia na redução de ocorrência de falhas em instalações, máquinas e equipamentos nas empresas. O trabalho apresenta todo conceito por trás da Manutenção Produtiva Total, seus pilares e sua implantação. Trazendo por fim, sua aplicação na Manutenção. Como o homem pode ser considerado o causador de quebra de máquina, é preciso que ocorra uma mudança, com isso deve-se atuar no próprio homem, mudando sua forma de agir e pensar, com referência ao equipamento que opera; dessa forma a Manutenção Produtiva Total entra diretamente de forma proativa.
Palavras chaves: Qualidade; Manutenção Industrial; Produção
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
1.1 JUSTIFICATIVA 5
1.2 OBJETIVOS 6
1.2.1 Objetivo Geral 6
1.2.2 Objetivo Específico 6
2 MANUTENÇÃO INDUSTRIAL 7
2.1 HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL 7
2.2 TIPOS DE MANUTENÇÃO 8
2.2.1 Manutenção Corretiva 8
2.2.2 Manutenção Preventiva 9
2.2.3 Manutenção Preditiva 9
3 MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (MPT) 10
3.1 SURGIMENTO DA MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL 10
3.2 CARACTERÍSTICAS DA MPT 11
3.3 OBJETIVO DA MPT 12
3.4 METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA MPT 13
3.4.1 Os Oito Pilares da MPT 13
3.4.2 IMPLANTAÇÃO POR MEIO DE DOZE ETAPAS 14
4 APLICAÇÃO NA MANUTENÇÃO 16
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO
A Manutenção Produtiva Total é um conjunto de atividades de gerenciamento voltada para o equipamento, visando atingir sua utilização máxima. Para tanto, promove a integração de todos os funcionários (TAKAHASHI, 1993).
A MPT tem como objetivos zerar defeitos, zerar acidentes e zerar quebras, tudo isso com o envolvimento de todos os envolvidos (SALTORATO E CINTRA, 1999), no entanto, o foco da mesma é a produtividade, qualidade, custo, entrega, segurança e moral; sendo estes adotados com a sigla PQCESM, e por fim mostrando seus oito pilares.
Sabendo que a MPT criou o autogerenciamento, este visando que o operador se responsabilize pelo equipamento por ele operado; dessa forma eliminando-se as paradas e defeitos cria-se confiança (BANKER, 1995).
Para Jostes e Helms (1994), a MPT, descreve o fato de que todas as funções organizacionais, mais particularmente entre produção e manutenção, há melhoramento contínuo da qualidade do produto, eficiência operacional, e a própria segurança.
Em geral, a MPT é uma filosofia de gerenciamento global da manutenção, o qual está inserido o Planejamento e Controle da Produção; promovendo a interligação tanto dos aspectos administrativos como os operacionais (SALTORATO E CINTRA, 1999).
1.1 JUSTIFICATIVA
Esse trabalho tem como justificativa a busca das empresas em diminuir falhas, de modo que, o aumento de qualidade e lucratividade cresça, fazendo com que, não só a empresa obtenha um lucro maior, mas que também o próprio funcionário conquiste isso juntamente com a mesma.
1.2 OBJETIVOS
A seguir será apresentado os objetivos geral e específico.
1.2.1 Objetivo Geral
O objetivo geral desse trabalho é mostrar o funcionamento da ferramenta MPT (Manutenção Produtiva Total), mostrando que sua atuação é na forma organizacional.
1.2.2 Objetivo Específico
Este trabalho tem como objetivo específico:
- apontar métodos para o gerenciamento na forma organizacional;
- mostrar a forma de aplicação da ferramenta MPT;
- esclarecer a funcionalidade de cada pilar.
2 MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
A manutenção deve se configurar como agente proativo dentro da organização. Para isso, a gestão da empresa deve ser sustentada por uma visão de futuro e os processos gerenciais devem focar na satisfação plena dos clientes, através da qualidade intrínseca de seus produtos e serviços, tendo como balizadores a qualidade total dos processos produtivos (KARDEC & NASCIF, 2009).
De acordo com Tavares (2005) os gestores de manutenção devem ter ampla visão e atuação sistêmica dentro de suas organizações, de tal forma que a diversidade de modelos e fundamentações do planejamento e controle da manutenção, plenamente consolidados, sejam úteis à maximização dos equipamentos, assim como os lucros da organização.
2.1 HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Após a Revolução Industrial do século XVIII, que era aliada a um grande avanço tecnológico, a função manutenção emergiu na indústria, como forma de garantir a continuidade do trabalho. Neste caso, o próprio operador da máquina era responsável pela sua manutenção, sendo treinado para realizar reparos (WYREBSK, 2007).
Esse cenário, predominou até a I Guerra Mundial, onde as linhas de montagem introduzidas por Henry Ford iniciaram a demanda por sistemas de manutenção mais ágeis e eficazes, predominantemente direcionados para o que hoje se denomina manutenção corretiva (FILHO, 2008).
...