Memorial final
Por: francydosanjos • 3/6/2015 • Trabalho acadêmico • 8.450 Palavras (34 Páginas) • 469 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS IFAM PRÓ-REITORIA DE ENSINO.
Francilene dos Anjos Silva
MEMORIAL DESCRITIVO FINAL
DO
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - PROFUNCIONÁRIO
Parintins - AM
2015
Francilene dos Anjos Silva
MEMORIAL DESCRITIVO FINAL
DO
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - PROFUNCIONÁRIO
Memorial Descritivo Final para obtenção do Certificado de técnico em nível médio do Curso em Secretaria Escolar. Instituição de Ensino Campus Parintins
Orientadora: Profª Raimunda Fernandes Batista
PARINTINS - AM
2015
Aos meus queridos Pais e Irmãos, meus filhos e colegas que não mediram esforços e sempre me apoiaram nesta longa jornada.
Aos tutores e Professores pelo incentivo em toda minha trajetória.
Agradeço a Deus que me deu a vida Aos meus familiares que estiveram ao meu lado durante o curso e me motivaram a não desistir diante dos obstáculos.
Aos meus colegas e professores do curso pelo carinho e pelas experiências compartilhadas.
À Professora Orientadora Raimunda Fernandes Batista, pelo otimismo e bom astral que sempre nos transmitiu acreditando no meu potencial durante todo o curso e principalmente no acompanhamento e ajuda fundamental para a finalização deste trabalho.
A todos vocês obrigada pela paciência, pelo incentivo, pela força e principalmente pelo carinho.
Valeu a pena toda distância, todo sofrimento, todas as renúncias...
Valeu a pena esperar... Hoje estou colhendo, os frutos do meu empenho!
Esta vitória é minha!!!
Obrigada!
“A ninguém deve ser negada a oportunidade de aprender, por ser pobre, geograficamente isolado, socialmente marginalizado, doente, institucionalizado ou qualquer outra forma que impeça seu acesso a uma. Estes são os elementos que supõem o reconhecimento de uma liberdade para decidir se quer ou não estudar”
(Charles Wedever)
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 AUTOBIOGRAFIA
2.1 MÓDULO I
2.1.1 Fundamentos e Práticas da Educação à Distância
2.1.2 Informática Básica e Aplicada à Educação
2.1.3 Produção Textual na Educação Escolar
2.1.4 Funcionários de escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores
2.1.6 Homem, Pensamento e Cultura: abordagens filosófica e antropológica
2.2 MÓDULO II
2.2.1 Relações Interpessoais: abordagem psicológica
2.2.2 Educação, Sociedade e Trabalho: abordagem sociológica da Educação
2.2.4 Direito Administrativo e do Trabalho
2.2.6 Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola
2.3 MÓDULO III
2.3.1 Legislação Escolar
3 ANEXOS
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da carreira do funcionário escolar para sua atuação como educador e para a democratização da gestão da escola.
Compreender a sua condição na sociedade e na escola; identificar o papel de educativos das atividades e funções não docentes. Fazendo uma retrospectiva histórica da superação da situação subalterna, consolidando um processo de reconhecimento e valorização com uma carreira composta por ingresso em cargo efetivo, melhorias salariais e profissionalização.
Nesse trabalho conhecemos os aspectos legais que estruturam a educação escolar, como um conjunto de orientações para ordenamento e fundamentação de uma prática profissional, conhecimento da legislação, compreendendo a finalidade de suas ações enquanto servidor público em uma escola pública, conhecendo os processos que constituem a evolução da legislação da educação e refletindo sobre o Conselho Escolar e o Regimento Escolar, assumindo o papel ativo no aprimoramento da legislação e no fortalecimento da Gestão Democrática da escola e da Educação Escolar.
Conhecemos sobre os programas governamentais vinculados ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). E, assim, tivemos conhecimentos de leis, programas e parcerias que se tornam essenciais para desenvolvermos o nosso papel de educador e nos tornarmos ótimos profissionais.
Antigamente nas salas de aula, no Brasil, não era possível aos professores usarem filmes para ensinar, entretanto, atualmente os filmes, são aproveitados didaticamente, para fortalecer o aprendizado dos alunos. Hoje a maioria das escolas possuem bom suporte técnico tanto no que se refere a acervo de filmes como local para ser mostrados o que tem gerado nos alunos maior entendimento dos conteúdos que os professores explicam.
...