Modal Ferroviario
Por: nicolasrichardt • 21/5/2015 • Seminário • 1.789 Palavras (8 Páginas) • 537 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CAMPUS CACHOEIRA DO SUL
CURSO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E LOGÍSTICA
TRANSPORTE FERROVIÁRIO NO BRASIL
FUNDAMENTOS EM ENGENHARIA DA MOBILIDADE
Cristian Andres Kochenborger
Nicolas Henrique Richardt da Silva
Mateus Tonneloto
Wilson Ávila
Cachoeira do Sul, 2015
TRANSPORTE FERROVIÁRIO NO BRASIL
Cristian Andres Kochenborger
Nicolas Henrique Richardt da Silva
Mateus Tonneloto
Wilson Ávila
Trabalho apresentado ao
Curso de Engenharia de Transportes e Logística, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS).
Orientador: Professor Davi Lorenzi
Cachoeira do Sul, 2015
Sumário
Resumo
Abstract
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Referências
Resumo
O aparecimento das ferrovias começou na Inglaterra no início do século XIX com a aplicação do princípio das máquinas a vapor e as locomotivas. Em 1850 já havia ferrovias nas proximidades de Londres, onde a locomotiva se deslocava a mais de 70 km/h, velocidade considerada na época muito elevada. Rapidamente as ferrovias se espalharam e em 1869 os EUA inauguram sua primeira ferrovia transcontinental, a maior do mundo na época.
Atualmente as ferrovias se encontram em todos os continentes, e a tecnologia moderna permite auto – eficiência e velocidade a esse meio de transporte. Hoje a cerca de 1 milhão e 300 mil quilômetros de ferrovia em todo o planeta. E o Brasil apresenta a 10ª maior extensão de trilho.
A extensão brasileira é pequena, se levarmos em conta a área do território nacional, isso fica claro na comparação de países como os EUA e Canadá.
De modo geral, podemos afirmar que o transporte ferroviário em todo o mundo, tem sido considerado antiquado e decadente, e com isso o volume de carga transportada vem decaindo ano após ano.
Abstract
The appearance of the railroads began in England in the early nineteenth century with the application of the principle of steam engines and locomotives. In 1850 there were already railways near of London, where the locomotive was moving more than 70 km / h, speed considered in very high season. The railroads quickly spread and in 1869 the US inaugurate its first transcontinental railroad, the world's largest at the time.
Currently the railways are in every continent, and modern technology allows self - efficiency and speed at this means of transport. Today, about 1 million 300 thousand kilometers of railway across the planet. And Brazil has the 10th largest rail extension.
The Brazilian extension is small, if we take into account the area of the country, it is clear from the comparison of countries like the US and Canada.
In general, we can say that and rail transport around the world, has been considered old-fashioned and decadent, and with it the cargo volume has been decreasing year after year.
Introdução
O presente trabalho aborda, o meio de transporte terrestre com maior capacidade de carga e de passageiro, que é o modal ferroviário, revelando os seus conceitos, destacando sua história, vantagens e desvantagens. Assim também como as possibilidades de um cenário do futuro da malha ferroviário do Brasil.
Conceito sobre o modal
A finalidade em geral dos modais, é de transportar os produtos corretos, para os locais corretos, no prazo e com a competência de um serviço almejado, pelo menor custo possível.
Basicamente é um sistema de transporte organizado em trens ou comboio, que se deslocam sobre trilhos paralelos previamente dispostos. Este transporte predomina-se nas regiões industrializadas. No Brasil esse tipo de transporte foi predominante ao escoamento da produção de sementes, que acabou sendo preterido pelas rodovias a partir dos anos 80.
O Brasil conta com uma malha ferroviária de 28.876 km de extensão, por onde circulam 25% de todas as riquezas do país e possui 15 sistemas urbanos de transporte ferroviário de passageiros, distribuídos em 11 estados e no Distrito Federal, que movimentam cerca de 9 milhões de pessoas todos os dias. (Ana Rita Gondim; Agência CNT de Notícias).
História do transporte ferroviário no Brasil
A História ferroviária no Brasil começou em meados dos anos de 1828 à 1835, na época o Governo Imperial permitiu pelo prazo de 40 anos, que empresas se propusessem a construir estradas de ferro, interligando diversas regiões do País, porém as perspectivas de lucro não eram consideravelmente atrativas e não despertou interesse em investimentos.
A primeira ferrovia do Brasil foi idealizada por Irineu Evangelista de Souza, (1813-1889), conhecido também como Barão de Mauá. Ele recebeu em 1852, a autorização do Governo Imperial para construir e explorar a linha férrea, no Rio de Janeiro, entre o Porto de Estrela, situado ao fundo da Baía da Guanabara e a localidade de Raiz da Serra, em direção à cidade de Petrópolis.
A Estrada de Ferro Mauá, permitiu a integração das modalidades de transporte aquaviário e ferroviário, introduzindo a primeira operação intermodal do Brasil. Um dos fatos mais importantes na história do desenvolvimento da ferrovia no Brasil foram a ligação Rio-São Paulo, unindo as duas mais importantes cidades do país.
Em 1884, o país contava com 6.116 km, além de 1.650 km em construção. Em dezembro de 1888 existiam 9.200 km em exploração e 9.000 km em construção ou em estudo.
A partir desse momento começou a expandir esse tipo de transporte, e nos anos de 1900 tornou – se o principal transporte utilizado na época e em 1950 houve estatização das ferrovias do Brasil, no qual, sua finalidade era reduzir os déficits, padronizar os procedimentos, modernizar a operação, reduzir as despesas, e aumentar a produção.
...