O Ato de Estudar e suas implicações
Por: Gustavo Borges • 20/11/2017 • Trabalho acadêmico • 983 Palavras (4 Páginas) • 550 Visualizações
POTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Bacharelado em Direito
Metodologia Científica
O ATO DE ESTUDAR E SUAS IMPLICAÇÕES
INTRODUÇÃO
CAP.1 CONDIÇÕES FUNDAMENTAIS PARA UM ESTUDO EFICAZ
1-Explicar, com suas palavras, a afirmação do autor:
”O [...] êxito ou fracasso, tanto no estudo como em qualquer outra atividade, serão sempre consequência do seu estado de ânimo. Esse estado [...] é produto da [...] sintonia existente entre a mente e o corpo.”
Em qualquer atividade praticada pelo homem, como por exemplo estudar, a harmonia ou desarmonia entre a mente e o corpo, é um fator que influencia o resultado final da atividade ,ou seja, o resultado vai depender do estado positivo ou negativo ao realizar o estudo.
2- Uma condição fundamental para a eficácia nos estudos é estar em boa forma física. Explicar com redação própria, como cada um dos fatores levantados pelo autor contribui para a obtenção desse resultado e como poder para aplica-lós.
As horas de sono são a forma natural, que o corpo e a mente têm para descansar, a qualidade é um importante e não a quantidade, o sono pode influenciar na vontade de estudar. A alimentação racional é imprescindível para um bom rendimento intelectual, o importante é ter o equilíbrio. Criar o hábito de fazer exercícios físicos regularmente é importante para conservar uma boa forma corporal e intelectual. O relaxamento é importante, principalmente para estudantes nervosos, ajuda a recuperar do cansaço físico e mental.
3- Analisar cada uma das quatro (4) características da saúde mental e psíquica do estudante, bem como se deve dar a preparação para potencializar a higiene mental. Descrever segundo o seu próprio ponto de vista, a contribuição de cada uma dessas características para a eficácia nos estudos.
Bom nível de autoestima influencia no resultado dos estudos, pois um estudante com um bom nível de autoestima, entusiasmo, sabe que é capaz de chegar ao objetivo alcançado, basta dedicar-se. A fé em si mesmo estimula a vencer as dificuldades, quanto mais o estudante se sentir integrado em todos os âmbitos sociais, mais fácil o trabalho intelectual será. A vontade de aprender é outro ponto na saúde mental e psíquica do estudante, é um dos fatores fundamentais no progresso intelectual pois a curiosidade suscita perguntas. Compreensão e aceitação dos outros, é mais um ponto influenciador, pois estar disposto a ser comunicativo e aberto à amizades é fundamental para uma boa saúde psíquica.
...