ASSUNTO: CONSIDERAÇÕES EM TORNO DO ATO DE ESTUDAR
Por: gerlane souza dos santos • 19/8/2020 • Seminário • 277 Palavras (2 Páginas) • 1.036 Visualizações
ASSUNTO: CONSIDERAÇÕES EM TORNO DO ATO DE ESTUDAR.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1981.
Livro completo disponível em:
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/acao_cultural_liberdade.pdf
FICHAMENTO DE CITAÇÃO
- “Toda bibliografia deve refletir uma intenção fundamental de quem a elabora: a de atender ou a de despertar o desejo de aprofundar conhecimentos naqueles ou naquelas a quem é proposta. Se falta, nos que a recebem, o ânimo de usá-la, ou se a bibliografia, em si mesma, não é capaz de desafiá-los, se frustra, então, a intenção fundamental referida”. (FREIRE 1981, p.8).
FICHAMENTO DE RESUMO
- Segundo Freire (1981), verificar a bibliografia utilizada em um livro pode ser o primeiro e mais importante meio de se conhecer os caminhos e teorias escolhidas por quem escreveu e aguçar a curiosidade e concentração do leitor. Uma bibliografia robusta será aquela que nos mostra que o autor percorreu pelas principais teorias relacionadas ao tema e, desta forma, os desafios enfrentados por quem escreveu, ou seja, quais foram as fontes utilizadas pelo autor para desenvolver suas ideias. Podemos entendê-la como aquela que nos indicará a profundidade do texto ou a sua insignificância. Nesse segundo caso, ocorre a desmotivação.
FICHAMENTO DE COMENTÁRIO
- Freire (1981) abordou o ato de estudar tratando da importância da leitura aprofundada não como meio de decorar palavras e frases, mas como o meio de ampliar a capacidade reflexiva, o que lembra o tema da modernidade e reflexividade abordado por Anthony Giddens. Enquanto Paulo Freire lança o desafio da reflexividade para o ato de estudar e nos chama a atenção para a bibliografia, Giddens nos escreve sobre como as escolhas se tornam obrigatórias num contexto de modernização reflexiva.
...