O Caçador de Pipas
Por: glauciasato • 4/5/2017 • Resenha • 580 Palavras (3 Páginas) • 603 Visualizações
O Caçador de Pipas - Resumo
O filme é baseado no best-seller de Khaled Hosseini.
Amir, filho de Baba ,um homem rico, e Hassan, filho de Ali, empregado da casa, apesar da diferença de classe social em Cabul, são amigos. Um de seus passatempos é soltar pipa, onde Hassan se destaca por saber onde ela vai cair, já Amir escreve histórias e lê para seu amigo que é analfabeto.
Apesar dessa amizade, Amir sente ciúmes de Baba com Hassan, que o trata como filho, e tem orgulho do garoto corajoso e valente, onde o mesmo cria inimizade com Assef, filho do amigo de Baba, ao defender Amir.
Amir quer a admiração de Baba, vencendo o Torneio anual de Pipas, com a ajuda do seu fiel amigo eles vencem , mas a pipa cai e Hassan corre atrás dela pois é a lembrança da conquista. Ele a encontra e ao retornar, Assef, junto de seus amigos, toma a pipa e depois por vingança violenta Hassan.
Amir notou a ausência do amigo e foi procurá-lo, e escondido presenciou o estupro, mas por covardia, nada fez. Seu pai ficou contente pelo resultado do Torneio, mas seu filho sentia remorso demais para comemorarem juntos.
Pelo sentimento de culpa, Amir se afasta de Hassan e ainda faz o amigo ser acusado pelo roubo de um relógio que ganhou no seu aniversário. Com isso, Ali pede demissão e vai embora com seu filho, mesmo Baba dizendo que perdoava Hassan e pedindo para ficarem.
Um tempo depois os russos invadem Cabul, e diante do perigo Baba e Amir fogem e vão morar nos Estados Unidos.
Após sua formatura, Amir enfrenta Baba dizendo querer ser um escritor.
Em uma feira, Amir conhece Soraya e iniciam um romance e casam, mas não conseguem ter filhos.
Baba morre devido a um câncer no pulmão.
A vida de escritor é difícil no início, após uns anos, Amir conquista sua carreira, quando recebe uma ligação de Rahim Khan, sócio e amigo de Baba em Cabul, que o deixa perturbado e com a compreensão de sua esposa ele vai ao seu encontro no Paquistão. Recebe notícias do que aconteceu depois que saíram de lá. Hassan deixou uma bela carta ao amigo após aprender a ler e escrever, onde mostra o seu bom coração, sem mágoa e rancor. Ele e a mulher foram mortos por soldado talibã e seu filho Sohrab levado para um orfanato. A surpresa é descobrir que Hassan era seu irmão por parte de pai,o Baba, e assim sendo Sohrab seu sobrinho.
Sentindo em dívida com o irmão ele decide voltar a Cabul para resgatar Sohrab, e presencia o controle do Talibã. No orfanato não encontra seu sobrinho, que foi levado pelo oficial Talibã para se tornar um escravo sexual, e por ironia do destino era Assef.
Com a ajuda de um motorista para chegar até Assef, Amir cria coragem e o enfrenta quando presencia as humilhações de Sohrab, apanha muito e quase é morto, mas é salvo pelo próprio Sohrab e eles conseguem fugir até o Paquistão, após as burocracias consegue levar o sobrinho para os Estados Unidos.
As seqüelas dos maus tratos são grandes e Sohrab não fala, não sorri... Até que em um passeio no parque, pipas chamam a atenção do garoto, e Amir atento, compra uma e começa a contar sobre Hassan e como ele era bom com elas, e com a pipa lá no alto, pela primeira vez vê o
...