O ENSINO DO MÉTODO CIENTÍFICO
Por: walkyson • 30/11/2022 • Resenha • 519 Palavras (3 Páginas) • 96 Visualizações
ENSINO DO MÉTODO CIENTÍFICO
Nicole Sousa Olivindo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE
MOREIRA, Marco. A.; OSTERMANN, Fernanda. Sobre o ensino do método científico. Porto Alegre - RS: Instituto de Física – UFRGS, Cad. Cat. Ens. Fís., v. 10, n. 2:, 1993. p. 108 – 117.
O artigo científico, produzido pelo Prof. Marco Antônio Moreira, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, com o auxílio da Prof. Fernanda Ostermann, que foi apresentado na 8ª Reunión Nacional de Educación en la Física, entre 18 e 22 de outubro de 1993, em Rosário na Argentina, tem como principal intuito tentar explicar o que realmente seria o método científico de acordo com os autores, enfatizando ainda, qual seria sua importância, para a educação e o ensino na sociedade.
Os autores começam apresentando a importância da aprendizagem das etapas do método científico para a educação, no processo de aprendizagem, destacando à princípio que a concepção de método científico, utilizada comumente nas salas de aula é equivocada e didaticamente errada. Exemplificando como o método científico é apresentado pelos professores nas escolas de 1° e 2° grau, por meio da exposição de livros didáticos. E apresentando, em seguida, que em decorrência do ensino incorreto do método científico, podem ser desenvolvidas algumas concepções errôneas sobre ele, tais quais: o método científico começa com a observação; ele é lógico, algoritmo, rígido e indutivo; e a produção de conhecimento científico feita por meio dele é acumular, linear e definitiva. Expondo ainda, o porquê de tais ideias serem equivocadas, já que na realidade é necessário uma base teórica, antes de se realizar observações, sendo o método científico uma atividade humana baseada em erros, hipóteses, tentativas e experimentos, e que está em constante construção, crescimento e evolução, não sendo meramente decorrente de uma acumulação de informações.
Mostrando, por fim, para conclusão do artigo, que em sua concepção, a produção do conhecimento científico é feita por meio da interação entre o pensar, que refere-se ao domínio conceitual da pesquisa e fundamentação teórica, o fazer que corresponde ao domínio metodológico da investigação, e o sentir, já que o pesquisador ao contrário do que muitos pensam, não é um gênio alheio ao mundo real, mas na realidade também é uma pessoa normal que tem suas angústias e alegrias, que erra e acerta, em outras palavras, é uma pessoa que sente.
Com isso, ao longo do artigo, o autor tenta explicar o que é o método científico e sua importância para educação, retratando ainda que ele na realidade é um trabalho humano realizado por pessoas normais, que não estão tão longe da realidade quanto a sociedade e o senso comum sugerem. O autor assim tenta quebrar essa visão um quanto errônea, que a sociedade tem sobre o
assunto, demonstrando que o método científico é essencial para o aprendizado de todos, e que pode ser introduzido em nossos cotidianos ainda durante a educação básica, oferecendo como consequência disto uma educação mais completa para os jovens e um melhor desenvolvimento, tanto para o aprendizado dos estudantes, quanto para a evolução da sociedade no qual é inserido, se utilizado da maneira correta.
...