O PARECER TÉCNICO
Por: Vanessa Luiza Maria de Lima • 11/10/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 422 Palavras (2 Páginas) • 79 Visualizações
PARECER TÉCNICO I
NOME:
O município de Salvador, capital do estado da Bahia, teve no último censo (2010) uma população de 2.675.656 pessoas e com população estimada de 2.872.347 pessoas em 2019, com uma densidade demográfica de 3859,44 hab/km². O crescimento econômico, bem como populacional, do município se deu a partir de 1960.
Esse desenvolvimento ocasionou diversos problemas socio-ambientais que podem ser vistos no dias de hoje como: a ocupação desordenada de terrenos, a formação de ilhas de calor e o descarte irregular de resíduos sólidos.
As áreas de ocupação desordenadas de vales e encostas, locais com alagamento e deslizamentos recorrentes, apresentam problemas de infra-estrutura, dificuldade pro recolhimento de lixo, esgotamento sanitário precário e segurança deficiente da população.
A estrutura de coleta do esgoto é deficiente nas áreas de encosta e o descarte dele é ambientalmente inviável nas áreas de ocupação ordenada (residenciais, comerciais e/ou industriais). Nestas áreas o esgoto é lançado, muitas vezes, no oceano (emissários a céu aberto ou submarinos) ou em outras regiões ambientalmente impróprias, poluindo as águas, matando o ecossistema e prejudicando a saúde da população.
Já a formação das ilhas de calor acontece devido à grande quantidade de espigões, áreas de concreto e asfalto em detrimento de áreas verdes, bem como a grande emissão de poluentes na atmosfera, aumenta o desconforto populacional por conta do calor excessivo, diminui o ritmo de trabalho e produtividade.
Tendo em vista este último problema, observa-se a necessidade de implementar mais áreas verdes no município, seja em locais públicos ou privados. Dessa forma leva-se benefícios às áreas regularizáveis, reduzindo conflitos ambientais, valorizando território e aumentando conforto populacional.
REFERÊNCIAS:
IBGE. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/salvador/panorama. Acesso em: 20 de agosto de 2020, às 17h00
FERNANDES, Rosali B. et al. O crescimento urbano em Salvador e os impactos ambientais na formação do Cabula, bairro popular estratégico da cidade. Biblio 3W, Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidad de Barcelona, Vol. IX, nº 521, 10 de julio de 2004. [http://www.ub.es/geocrit/b3w-521.htm]. [ISSN 1138-9796].
FERNANDES, Rosali B. Processos recentes de urbanização em Salvador: O Miolo, região popular e estratégia da cidades. Biblio 3W, Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidad de Barcelona, Vol. IX, nº 523, 20 de julio de 2004. [http://www.ub.es/geocrit/b3w-523.htm]. [ISSN 1138-9796].
TEIXEIRA, R. M. J., GIUDICE, D. S., RODRIGUES, J. A., Expansão Urbana e Impactos Ambientais: Análise do Beiru/Tancredo Neves - Salvador-Ba. XIII Simpósio Brasileiro de Geografia, 2009. Disponível em: . Acessado em: 11 de Agosto de 2020
...