O Que é Correlação E Regressão Linear E Qual A Sua Utilização Na área De Administração?
Ensaios: O Que é Correlação E Regressão Linear E Qual A Sua Utilização Na área De Administração?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: monisechahade • 27/11/2013 • 483 Palavras (2 Páginas) • 1.459 Visualizações
O que é Correlação e Regressão linear e qual a sua utilização na área de Administração?
Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para que se possa, racionalmente, lidar com situações de incerteza oferecendo resultados precisos para tomadas de decisões mais confiáveis. Podemos dizer que entre tantos outros motivos, é necessário o estudo da Estatística para: Apresentar corretamente as informações; Extrair conclusões sobre as populações baseadas na informação da amostra; Saber melhorar os processos de sua empresa; Saber obter previsões de confiança e melhor planejar o futuro de sua empresa;
• Regressão linear simples => Método de análise da relação entre uma variável independente e uma variável dependente. r2 – Medida de como a variável independente em uma análise de regressão linear simples pode explicar variações na variável dependente, seu valor situa-se em 0 (fraco ajuste) e 1( ajuste perfeito). Usa-se o símbolo r2 porque é o quadrado do coeficiente de correlação amostral entre duas variáveis.
• Reta de Regressão => Reta calculada na análise de regressão, usada para estimar a relação entre duas grandezas ( a variável independente e a variável dependente)
De maneira geral, estaremos diante de um modelo de regressão linear simples quando a relação linear entre duas variáveis , X e Y, pode ser satisfatoriamente definida pela seguinte equação matemática: Y = A+ B ×X + U; Cujos parâmetros são: Y= Variável dependente; X= Variável independente; A= Coeficiente linear ou intercepto da reta; B = Coeficiente angular ou declividade da reta; U= Erro aleatório na população.
A regressão e a correlação são duas técnicas estreitamente relacionadas, que envolvem uma forma de estimação utilizando o método quantitativo de pesquisa, que se caracteriza pelo emprego da quantificação tanto nas modalidades de coleta de dados, quanto no tratamento deles por meio de técnicas estatísticas. A diferença entre a técnica quantitativa da qualitativa é o tipo de estimação discutido anteriormente, ou seja, as técnicas qualitativas são utilizadas para estimar um único parâmetro por vez, enquanto que a técnica quantitativa através da estatística se refere à estimação de uma relação que possa existir na população, na sociedade, enfim, no objetivo da pesquisa.
Mais especificamente, a análise da correlação e regressão compreende a análise de dados amostrais para saber se e como duas ou mais variáveis estão relacionadas uma à outra numa população.
A análise de correlação é útil em trabalho exploratório, quando um pesquisador ou analista procura determinar quais variáveis são potencialmente importantes e o interesse está basicamente no grau ou força do relacionamento. Em educação e psicologia, frequentemente se dá maior ênfase ao grau ou força do relacionamento. Em outras áreas, como administração, economia, pesquisa médica, engenharia, agricultura, focaliza-se mais a natureza do relacionamento (isto é, a equação de predição), e a análise de regressão é o instrumento principal.
Desta forma, a correlação mede a força, ou grau de relacionamento entre duas variáveis; a regressão dá uma equação que descreve o relacionamento em termos matemáticos.
...