O Treinamento e Desevolvimento
Por: Keila Ferreira • 23/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.547 Palavras (7 Páginas) • 153 Visualizações
Passo 3
Visando aplicar uma política de recompensa aos colaborares, já que a maioria deles estava insatisfeita com seus rendimentos, resolvi mostrar para os diretores da Supersoft que o melhor seria oferecer para seus colaboradores, um plano de saúde, um ticket alimentação ou até mesmo um plano de cargos e carreira, onde os mesmos poderiam ter um acréscimo em seus rendimentos a cada ano de serviços prestados por exemplo. Trazendo assim mais satisfação e uma maior fidelização dos mesmos com a empresa. Pois o verdadeiro sucesso depende da habilidade de relacionamento interpessoal, e da capacidade de compreender ideias e emoções.
As principais decisões para uma ter boas relações com os empregados devem obter:
• Comunicações: deve criar um sistema de comunicação pela intranet onde os funcionários e sócios fazem trocas de informações, e resposta a dúvidas de todos. Proporcionando uma razoável explicação aos funcionários do porque suas ideias terem sido rejeitadas. E parabenizar e reconhecer o funcionário que teve a ideia aceita pela empresa.
• Cooperação. A organização deve compartilhar a tomada de decisões e o controle das
atividades com os funcionários para obter sua cooperação.
• Proteção. O local de trabalho deve contribuir para o bem estar dos funcionários e
proporcionar proteção contra possíveis retaliações ou perseguições.
• Assistência. A organização deve responder às necessidades especiais de cada funcionário
dando-lhes assistência.
• Disciplina e conflito. A organização deve comunicar a todos os funcionários os regulamentos da empresa o que é esperado de cada um, a visão, missão e valores da empresa. Ou seja, ter regras claras para lidar com a disciplina e o conflito.
Diagnóstico
Durante a análise da SUPERSOFT foi observado os seguintes problemas abaixo:
Adequação Salarial: A falta de clareza nos demonstrativos de pagamento gera várias dúvidas e insatisfações por parte dos funcionários.
Clima Organizacional: O clima da SUPERSOFT é ruim, Sendo o principal item é que os funcionários não interagem entre si e causa uma grande dificuldade para o trabalho em equipe.
Políticas de Remuneração: Não existe uma política de remuneração para os funcionários. Gerando gera um descontentamento e insatisfação junto à empresa.
Infraestrutura da Empresa: Possui uma copa que não é bem utilizada pelos colabores por não ter estrutura suficiente para uso. Além da falta de equipamento adequado para alguns dos funcionários.
Plano de Ação
O clima organizacional é quando se tem uma satisfação das necessidades dos participantes. O atual Clima Organizacional da SUPERSOFT vem trazendo desinteresses, erros constantes, tensões e falta comunicação entre os empregados.
Para a melhora do clima organizacional da SUPERSOFT a sugestão é destinar um custo para que haja interação entre os funcionários, sendo: eventos, almoço, jantar ou um café para que tivesse contato entre eles.
Deve-se ter uma bonificação extra (presentear os funcionários em datas de aniversários ou final de ano) ou uma carta de reconhecimento e agradecimento dos sócios para os funcionários para que tenha o sentimento de orgulho e reconhecimento profissional.
Na infraestrutura deve adequar a copa da empresa, comprando eletrodomésticos para utilização diária, ter mesas e cadeiras, permitindo que os funcionários possam fazer as refeições no ambiente. Além de ajudar os funcionários a gastarem menos almoçando fora, isso ajuda nas relações entre os funcionários. Outra melhoria é efetuar compra de um computador para que a Lilia possa melhorar a qualidade de seu trabalho.
Pode ter uma pequena parte em bolsas de estudo a capacitação profissional dos funcionários e um profissional responsável pela folha de pagamento da empresa para que eles tivessem acesso direto para ouvir e responder as dúvidas que surgissem.
Trabalho dois
Passo 4
Visando melhorar a relação interpessoal na empresa Supersoft, deve-se aplicar um programa de relações com colaboradores onde abrange os seguintes itens: Comunicação; Cooperação; proteção; assistência e Disciplina de Conflitos.
Na Comunicação os diretores devem comunicar a sua filosofia aos funcionários e solicitar a eles sugestões e opiniões sobre assuntos do trabalho, o ideal seria os diretores da empresa, deixar mais claro o que realmente espera de cada um de seus colaboradores assim como procurar saber o que seria melhor para seus colaboradores também. Para melhorar esta comunicação, é interessante que fosse criado um e-mail corporativo onde todos teriam um endereço de e-mail, e assim todos poderiam dar suas opiniões para a melhoria da empresa. Além de reuniões quinzenais ou mensais, ou quem sabe bimestrais da direção com todos os funcionários para que todos possam expor suas opiniões a respeito do andamento da empresa. Pois para que a empresa tenha sucesso às comunicações devem ser de mão dupla.
Na Cooperação a empresa deve compartilhar a tomada de decisões e o controle das atividades com os funcionários para obter sua cooperação. Sugeri que os diretores fizessem uma planilha, mostrando aos colaboradores todas as decisões tomadas, o controle de suas atividades, trazendo assim um sentido maior de Cooperação e comprometimento de seus funcionários para com a empresa.
Na Proteção, incentivei os diretores a procurar saber como estavam seus colaboradores em relação à sua saúde, bem como convívio fora da empresa, pois isso também influencia e muito no rendimento de uma pessoa no seu local de trabalho. Mostre-lhes que seria interessante promover encontros entre os colaboradores da empresa e seus familiares para que houvesse um maior congraçamento entre todos os envolvidos na empresa. O local de trabalho deve contribuir para o bem estar dos colaboradores.
Na Assistência vi que o melhor mesmo seria a empresa oferecer um bom plano de saúde aos colaboradores para que os mesmos possam trabalhar com mais tranqüilidade, sabendo que são bem assistidos e que são valorizados pela empresa, trazendo assim um melhor rendimento em seus afazeres. Pois a empresa deve responder às necessidades especiais de cada colaborador dando-lhe assistências para tanto.
Na
...