O sistema de circulação é um dos sistemas mais importantes em uma perfuração
Por: carolina frança • 9/4/2017 • Resenha • 292 Palavras (2 Páginas) • 100 Visualizações
O sistema de circulação é um dos sistemas mais importantes em uma perfuração, seja ela onshore ou offshore, pois proporciona o controle e a segurança do poço evitando um acidente e também retira fragmentos de rocha em manobra de perfuração.
Sendo composta por 3 fases:
- Fase de injeção: O fluido de perfuração é succionado dos tanques pela bomba centrifuga que alimentam as bombas alternativas ou bombas de lama* porque ela permite a circulação do fluido em todo sistema e é injetado na coluna de perfuração passando pelo tubo bengala e a mangueira*que é esse tubo vertical fixado á torre em conjunto com a mangueira q permite que se bombeie lama em qualquer altura dentro da faixa de movimentação do swivel ou cabeça de injeção até passar para o anular que é formado pela parede do poço e a coluna chegando ao orifício da broca, conhecido como jato da broca.
- Fase de retorno: Tem inicio com a saída do fluido de perfuração nos jatos da broca trazendo consigo os cascalhos cortados por ela, passando pelo anular e a flowline que é à saída de lama* um tubo que conecta o espaço anular do poço com os tanques de lama e termina ao chegar à peneira vibratória, primeiro equipamento do sistema de tratamento*tendo como função separar os sólidos mais grosseiros do fluido antes de retornar para o tanque de sucção.
- E a fase de tratamento ou condicionamento: Consiste na eliminação de sólidos ou gás que se incorpora ao fluido durante a perfuração e, quando necessário, na adição de produtos químicos para ajuste de suas propriedades. Na superfície, o fluido permanece dentro do tanque, após receber o tratamento adequado.
@@ Lembrando que esse sistema não é exclusivo da perfuração mas também na completação do poço.
...