OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Por: MARKSANDRA • 25/4/2018 • Trabalho acadêmico • 725 Palavras (3 Páginas) • 1.840 Visualizações
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A metodologia é parte fundamental para a produção de um trabalho científico, pois possibilita pré-estabelecer processos a serem desenvolvidos a partir dos métodos que o tal estudo dispõe.
A utilização dos métodos forma um grande processo, alinhando as fases a serem exploradas de acordo com o problema, e este ajuste de formam um conjunto de orientações denominado metodologia.
Conforme o autor Oliveira (2004, p. 57) “a metodologia estuda os meios ou métodos de investigação do pensamento correto e do pensamento verdadeiro que visa delimitar um determinado problema, analisar e desenvolver observações, criticá-los e interpretá-los a partir das relações de causa e efeito”.
Portanto, a metodologia trata da forma de estudo para conduzir e desenvolver a pesquisa a fim de obter informações que venham suprir a análise requerida, a partir de ações estabelecidas.
3.1 QUANTO A ABORDAGEM
A abordagem a se utilizada será qualitativa e quantitativa, pois os elementos caracterizadores dessas abordagens tornaram a análise mais completa.
Na abordagem qualitativa é possível considerar fatores sociais, econômicos, locais, mercadológicas e etc, possibilitando desenvolver vários tipos de análises interpretativas (LAKATOS e MARCONI, 2007).
Quanto à pesquisa quantitativa Boa Ventura (2007, p. 56),
Caracteriza o método quantitativo pelo emprego da quantificação tanto das modalidades de coletas de informações, quanto no tratamento dessas através de técnicas estatísticas, desde as mais simples como percentual, média, desvio-padrão, as mais complexas como coeficiente de correlação, e análise de regras.
3.2 QUANTO AOS OBJETIVOS
Quanto aos objetivos, será realizada a pesquisa exploratória, que conforme Samara e Barros (2002, p. 29), “a pesquisa exploratória tem como principal característica a informalidade, a flexibilidade e a criatividade, os estudos são realizados a partir de dados secundários (já disponíveis); conversas informais com pessoas especializadas no assunto de interesse e de casos selecionados”.
Gil (2002), afirma que este tipo de pesquisa proporciona uma grande aproximação com os fatos a serem estudados, possibilitando esclarecê-los de uma maneira mais precisa ou pode resultar em novas proposições, elucidadas por meio de ferramentas que permitem a fácil compreensão.
3.3 QUANTO AOS PROCEDIMENTOS
3.3.1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
A metodologia a ser utilizada nesse artigo será a pesquisa bibliográfica e documental para remover as informações necessárias acerca do tema abordado, por meio de livros, artigos e revistas, etc.
Para Vergara (2007, p.48), “a pesquisa bibliográfica é um estudo sistemático desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, ou seja, material acessivo ao público em geral”.
Segundo Vergara (2000, p.47), “pesquisa de campo é investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá-lo. Pode incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e observação participante ou não”.
Este tipo de pesquisa consente a comprovação de concepções, permitindo na sua prática a melhor visibilidade e proximidade no local de estudo, como também pode absorver novas informações concernentes ou firmadas nas teorias coletadas por meio da pesquisa bibliográfica podendo contribuir para as conclusões finais (Lakato; Marconi, 2004).
...