Os Direitos das Mulheres
Por: licaxsp • 18/8/2021 • Trabalho acadêmico • 630 Palavras (3 Páginas) • 1.597 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
AYALLA SOBREIRA PAIVA – RA 21125037
ATIVIDADE 3
“Ir ao mercado e passar as compras em um caixa automático, pedir um Uber e ser levado por um carro completamente automatizado que dispensa motorista, ir ao banco e resolver todas as pendências no caixa eletrônico ou até mesmo pelo aplicativo de celular, fazer uma ligação para a central de uma empresa e ser atendido por um robô. A cada dia essas atividades tornam-se mais comuns. Trabalhos que antes eram desempenhados por funcionários, agora são feitos por máquinas. Sem contar as funções que, independentemente da tecnologia, foram reunidas e absorvidas por um único trabalhador, como os motoristas de ônibus que, além de dirigir o veículo, ainda precisam cobrar a passagem. Cobrador e telefonista são exemplos de ocupações extintas em muitos lugares do globo. O resultado: este ano, o número de desempregados no mundo chegará a 200 milhões, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Essas mudanças nortearam o relatório ‘Futuro do Trabalho: Emprego, Competências e Estratégia da força de trabalho para a Quarta Revolução Industrial’, apresentado durante a última edição do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Nos países cobertos pelo estudo, diz o documento, as tendências atuais podem levar a um impacto líquido de mais de 7,1 milhões postos de trabalho perdidos entre 2015 e 2020 – dois terços dos quais estão concentrados em funções rotineiras de escritório e administração. [...] Também, de acordo com uma análise feita pela consultoria Ernst & Young, com base em diversos estudos, até 2025, um em cada três postos de trabalho deve ser substituído por tecnologia inteligente. O estudo prevê que, em nove anos, poderá haver extinção de profissões operacionais, como operador de telemarketing, caixa de bancos e mercados e árbitros esportivos, junto com uma maior demanda por carreiras que lidem diretamente com tecnologia de ponta, como designer especializado em impressão 3D e designer de realidade virtual.
Fonte: EVANGELISTA. A. P. Seremos líderes ou escravos da ìndustria 4.0? Disponível em:
https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Idades-da-Vida/Seremos-lideres-ou-escravos-da-Industria-4-0-/13/40955
A partir das informações apontadas no texto base e nos conhecimentos adquiridos ao longo da unidade 3 da disciplina Desafios Contemporâneos, faça um texto dissertativo apresentando uma análise crítica, descrevendo os impactos decorrentes da inovação tecnológica no mercado e da indústria 4.0 e a precarização do trabalho humano.
RESPONDA:
Com o avanço da tecnologia, o nosso dia-a-dia está completamente mudado, principalmente para quem trabalha em ramos que estão sendo substituído por máquinas/robôs, também vale lembrar que tudo que fazemos hoje exige a tecnologia, como por exemplo, assistir as aulas de forma remota devido a Pandemia do novo Coronavírus.
Atualmente estamos claramente vivendo a 4ª revolução industrial, que é um termo que se usa para caracterizar o uso da modernidade para produzir bens de consumo, não é somente o Brasil, mas sim o mundo que está tendo que conviver com esse problema que essa revolução está gerando, obviamente essa tecnologia trouxe benefícios também, apesar de não serem muitos, por exemplo, o uso recreativo da internet, como forma de entretenimento para as pessoas, porém não são todos que usam esse meio de forma sadia, e dessa forma falamos dos malefícios que são as ofensas que pessoas geram em outras pessoas, que pode acarretar em depressão na pessoa afetada.
...