Penal I
Seminário: Penal I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gevyana • 7/10/2014 • Seminário • 833 Palavras (4 Páginas) • 294 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância (AD)
Disciplina: Direito Penal II
Curso: Direito Virtual
Professora: Priscila de Azambuja Tagliari
Nome do aluno: Gevyana Vasconcelos Mizobuti
Data: 18/09/2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. João desferiu o primeiro tiro em Maria em 30 de março de 2000. Em 31 de março de 2000, João desferiu o segundo e terceiro tiros em Maria. Maria falece em 23 de abril de 2000. João foi condenado por homicídio doloso.
Para fins de prescrição, qual o início da contagem do prazo prescricional anterior ao trânsito em julgado da sentença final e em quanto tempo prescreve? Sua resposta deve ter entre 10 e 15 linhas e você deve justificá-la com base no ordenamento jurídico. (3,0 pontos)
Sendo João condenado por homicídio doloso, o início da contagem do prazo para prescrição é a data do falecimento de Maria (23/04/2000), nos termos do artigo 111, inciso I, do Código Penal, vejamos:
Art. 111 - A prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, começa a correr:
I - do dia em que o crime se consumou;
E, de acordo com o disposto no artigo 121, do Código Penal, a pena para o homicídio doloso é de reclusão, de seis a vinte anos:
Art 121. Matar alguém:
Pena - reclusão, de seis a vinte anos.
E, prescreverá no prazo de 20 anos, nos termos do artigo 109, inciso I, do Código Penal, VEJAMOS:
Art. 109. A prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, salvo o disposto no § 1o do art. 110 deste Código, regula-se pelo máximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime, verificando-se:
I - em vinte anos, se o máximo da pena é superior a doze;
2. Teodoro foi condenado a 1 (um) ano de reclusão, pela prática de furto tentado, por fato ocorrido em 21.04.2006. Na fixação da pena, foi considerada a circunstância agravante da reincidência. A sentença transitou em julgado para as partes em 02.02.2007. Foi expedido mandado de prisão e o réu não foi encontrado.
Quanto à prescrição da pretensão executória da pena, pode-se afirmar que ela ocorrerá em 4 anos? Sua resposta deve ter entre 8 e 10 linhas e você deve justificá-la com base no ordenamento jurídico. (3,0 pontos)
Não ocorrerá em quatro anos, pois, nos termos do artigo 110 do Código Penal, em caso de reincidência, o prazo da prescrição da pretensão executória será aumentada de 1/3. Vejamos:
Art. 110 - A prescrição depois de transitar em julgado a sentença condenatória regula-se pela pena aplicada e verifica-se nos prazos fixados no artigo anterior, os quais se aumentam de um terço, se o condenado é reincidente.
Pela condenação de um ano, o prazo da prescrição seria de quatro anos,
...