Povo - Paulo Bonavides
Por: Júlia Luíza • 23/4/2019 • Resenha • 671 Palavras (3 Páginas) • 590 Visualizações
Júlia Luíza Gomes dos Santos Relações Internacionais
1° semestre / matutino IESB
Ciência Política - Paulo Bonavides - Cápitulo 4
POPULAÇÃO E POVO
1. Conceito de população
População ⇨ Todos aqueles presentes dentro do Estado em um determinado momento, incluindo estrangeiros e apátridas ⇨ Dado quantitativo, demográfico e estatístico.
2. Desafio do fantasma malthusiano ao Estado moderno
A Teoria Malthusiana reitera que a população mundial cresce em progressão aritmética e a produção de alimentos em progressão aritmética, logo não seria capaz de suprir toda a população, levando à guerra, fome, epidemias e revoluções no cenário global. No entanto, as críticas anti malthusianas apontam ser inconsistente a teoria, devido ao avanço científico que proporciona meios para a produção alimentícia ser até mesmo superior ao necessário pela humanidade. Contudo, mesmo que haja veracidade nessa crítica a fome ainda é um grande problema no contexto hodierno mundial, especialmente em países subdesenvolvidos.
3. A explosão demográfica ameaça o futuro da humanidade
Embora a teoria malthusiana destaque apenas as dificuldades provindas da escassez de alimentos, o aumento excessivo da população também se faz como uma grande problemática, mormente em relação a como será o padrão de vida, especialmente em países subdesenvolvidos. O professor Eynern, da Universidade de Berlim, atribuiu 4 fases para essa crise:
- 1° Fase: Taxa de natalidade e mortalidade se igualam
- 2° Fase: Taxa de mortalidade decai devido ao avanço da medicina e do saneamento. Taxa de natalidade continua alta e há um aumento populacional
- 3° Fase: Taxa de natalidade decai (ainda mais que a de mortalidade). “Paternidade responsável”.
- 4° Fase: reaproximam-se as duas taxas: a da natalidade um pouco acima da de mortalidade. Apenas países desenvolvidos
4. O pesadelo dos subdesenvolvidos
Como o aumento da produção econômica não acompanha o aumento demográfico, os países subdesenvolvidos os países subdesenvolvidos enfrentam tal drama populacional, o que leva a um declínio na qualidade de vida da população.
5. O pessimismo das estatísticas
As estatísticas calculadas desde 1970 preveem um aumento populacional assombrosamente grande nos próximos séculos, o que consequentemente leva a uma grande preocupação do que essa hipótese acarretaria para o planeta e suas condições.
6. A posição privilegiada dos países desenvolvidos
Os países desenvolvidos são grandemente privilegiados, uma vez que possuem um alto padrão de vida, aumento de população inferior aos demais, progresso tecnológico, científico e econômico muito mais elevado. Além disso, neles a previsão política é de uma maior cooperação, em que há um declínio da luta de classes, maior expectativa de paz e de consolidação democrática e ideológica. Porém também impera sobre eles uma constante aflição quanto a possíveis e previsíveis conflitos em virtude dos países subdesenvolvidos e suas conjunturas desordenadas.
...