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Profetas Exílicos

Por:   •  14/4/2015  •  Seminário  •  5.442 Palavras (22 Páginas)  •  1.311 Visualizações

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SEMINÁRIO PRESBITERIANO RENOVADO DO BRASIL CENTRAL

POR

ONERSON RIBAS DE GOIS

LIVROS EXILICOS

OUTUBRO/2014


SEMINÁRIO PRESBITERIANO RENOVADO DO BRASIL CENTRAL

POR

ONERSON RIBAS DE GOIS

LIVROS EXÍLICOS

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OUTUBRO/2014


APRESENTAÇÃO

Este trabalho é uma síntese dos “Livros Proféticos Exílicos”, estudados em sala de aula com o auxilio do professor Cavalcante, que exigiu o mesmo para melhorar a  fixação dos alunos, este  conteúdo aqui apresentado foi retirado do livro Conheça melhor o Antigo Testamento”.

SUMÁRIO

Apresentação                                                                                        03

Sumario                                                                                        04

Introdução                                                                                        05

Jeremias                                                                                         06

Sofonias                                                                                        09

Habacuque                                                                                        11

Naum                                                                                                13

Daniel                                                                                                15

Ezequiel                                                                                        17

Bibliografia                                                                                        19

INTRODUÇÃO

Os Livros Proféticos representa  um tipo  de literatura bíblica escrita especialmente para objetivos específicos na história  de Israel. A ênfase apresentada não é tanto histórica, mas, sim exortativa. Falando do julgamento e dos tempos messiânicos que viriam com o objetivo de  promover arrependimento e volta à justiça Divina.


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LIVRO:

 Jeremias, o qual significa “O Senhor (YHWH) designa ou estabelece.”

QUESTÕES DE AUTORIA:  

        A  autoria de Jeremias é fato provado e não tem sofrido séria contestação. Pode ser confirmada em dois aspectos:

1.

  1. Nenhum outro profeta teve seu nome repetido tantas vezes quanto Jeremias (131).
  2. Eternamente, o livro é atribuído a Jeremias em Daniel 9:2 e Esdras 1:1, bem como em tradições judaicas.
  1. A formação de Jeremias é toda ela envolvida com profecia. Das seguintes observações pode-se traçar o perfil do profeta:
  1. Nasceu em 647 a.C. aproximadamente, em Anatote, uma cidade sacerdotal distante cerca de 5 quilômetros a nordeste de Jerusalém.
  2. Foi constituído profeta pelo senhor antes do seu nascimento (1:5) e chamado pelo Senhor no décimo terceiro ano do reinado de Josias, aos 20 anos de idade, aproximadamente (1:2).
  3. Não se casou, pois o Senhor proibiu que o fizesse como um sinal ao povo da próxima destruição de Jerusalém (16:2 e ss.).  
  4. Jeremias ministrou em Jerusalém durante quarenta anos aproximadamente (627-586) e no Egito, durante cinco anos (Jeremias 43-44).
  5. Apesar  de ser um homem compassivo e profundamente sensível, Jeremias foi chamado para um ministério em que proclamou inexorável julgamento contra a nação.
  6. Embora impopular e  desprezado quando profetizava e insistia na submissão à Babilônia, tornou-se mais tarde o herói de uma futura libertação e retorno.  

DATA DA ESCRITA E/OU PERÍODO QUE COBRE O LIVRO:

        627 a.C., aproximadamente.

  1. O ministério de Jeremias começou no reinado de Josias e continuou em Jerusalém durante os dezoito anos de reforma e os vinte e dois anos de colapso nacional.
  2. Forçado a ir para o  Egito com o resto rebelde em 586, ali profetizou durante cinco anos talvez, condenado a idolatria dos judeus (44:8).

OBJETIVOS DO LIVRO:

        O objetivo dessa longa profecia (maior que a do próprio Isaías) foi registrar as admoestações de undécima hora do  Senhor ao país que se precipitava em desastre espiritual e destruição nacional.  O livro registra não apenas a rejeição da lei divina, como também a recusa inflexível da correção dos profetas de Deus. O seu tema bem poderia Ter sido Provérbios 29:1: “O homem, que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantada de repente sem que haja cura.”

ESBOÇO CONSISO:

Tema:  A Miséria Humana e o Significado Divino da Destruição de Jerusalém

  1. PÉSSIMAS CONDIÇOES DE JERUSALÉM................................................1        

A. Cidade Solitária.......................................................................1:1-11

        B. Prolongada Lamentação do povo..........................................1:12-22

        

  1. CAUSAS DIVINAS DO JULGAMENTO.......................................................2

A. Reconhecimento da Ira do Senhor...........................................2:1-9

B. Reflexão sobre a Ira do Senhor................................................2:10-17

C. Reações à Ira do Senhor...........................................................2:18-22

...

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