Projeto sobre a utilização do GPS no ensino da matemática
Por: irlabio • 27/2/2017 • Projeto de pesquisa • 1.985 Palavras (8 Páginas) • 416 Visualizações
Escola superior madre celeste - esmac
Matemática
Dimas Costa Ribeiro
Evelyn Laurie Dos Santos Barbosa
Irla Noely Rocha Silva
Jorge Alan Chagas Cordeiro
Ravila Beatriz Costa Furtado
Uso do GPS para Ensino da Matemática
Ananindeua
2016
[pic 1]
Matemática
Dimas Costa Ribeiro
Evelyn Laurie Dos Santos Barbosa
Irla Noely Rocha Silva
Jorge Alan Chagas Cordeiro
Ravila Beatriz Costa Furtado
Uso do GPS para Ensino da Matemática
Trabalho apresentado a disciplina Multimídia E Intermídia do curso Licenciatura Matemática Da Escola Superior Madre Celeste como requisito parcial para obtenção de nota parcial para o 1º npc. Sob orientação do professor José Tadeu.
Ananindeua
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO: 4
1.1 O FUNCIONAMENTO DO GPS 4
1.2 HISTÓRICO DO GPS 5
2-SUJEITO: 6
4- PROBLEMA: 7
5- OBJETIVOS: 7
5.1 OBJETIVO GERAL: 7
5.2 OBJETIVO ESPECÍFICO: 7
6- JUSTIFICATIVA: 7
7- METODOLOGIA: 8
7.1 IMAGENS 9
8 RECURSO: 10
9 -CRONOGRAMA: 11
10 -ORÇAMENTO: 11
BIBLIOGRAFIA: 12
TEMA:
Uso do GPS para ensino da matemática.
INTRODUÇÃO:
Esse projeto tem como objetivo fazer com que alunos desenvolvam a habilidade do uso do GPS existente no celular e enxergue a possibilidades que o celular traz para desenvolvimento de aprendizados dentro da sala de aula.
Diante de algumas leituras nos afirmamos que o GPS possa ser usado por professores de matemática de diversas formas, já que todo o processo que os envolve é cheio de cálculos que vão dos mais simples até os mais avançados.
Neste vemos que o aprendizado está muito além da sala de aula e que a aplicação comprovada torna o estudo mais interessante para o aluno e principalmente, é um facilitador para este aprendizado. Também vemos que a tecnologia induz o aluno a procurar novas informações pois é um universo curioso que leva a um mundo diverso e cheio de novidades.
A popularização do GPS nos traz muitos benefícios, principalmente de encontrar qualquer endereço.
Segundo Luckesi: ensinar não significa, simplesmente, ir para uma sala de aula onde se faz presente uma turma de alunos e despejar sobre ela uma quantidade de conteúdos. Ensinar é uma forma técnica de possibilitar aos alunos a apropriação da cultura elaborada da melhor e mais eficaz forma possível." (1994, p.116 apud (ou citado por) NETO, 2013, p.3)
1.1 O funcionamento do GPS
GPS (Sistema de Posicionamento Global) com sua origem nos Estados Unidos para o uso nos departamentos de defesa.
Ele funciona da seguinte forma, os aparelhos GPS enviam sinais para satélites, os quais através de alguns cálculos consegue determinar a posição dentro do mapa de uma determinada cidade, e respectivamente o caminho para chegar a um endereço definido durante o processo.
Temos vinte e sete satélites que orbitam a terra numa disposição que torna possível pelo menos quatro em qualquer lugar do planeta. Temos também cinco estações de controles de satélites as quais atualizam a posição dos satélites e sincronizam o relógio atômico presente em cada um deles e por fim, o GPS que é o aparelho que recebe os dados.
Os satélites também possuem relógio interno os quais marcam as horas em uma precisão de nano segundos. Quando o sinal é emitido também é enviada a hora que ele saiu do satélite. Estes sinais de rádio viajam na velocidade da luz 300 mil km/s no vácuo. Cronometrando quanto tempo este sinal demorou para chegar ao receptor consegue calcular a distância do satélite como a posição é atualizada constantemente é possível determinar qual é a sua posição exata.
A margem de erro é de 20 metros. O sistema usado é de triangulação para determinar a localização de um receptor. Ou seja, as 3 ondas de rádios emitida em forma de círculo em uma disposição de triangular as quais se encontram em um ponto que provavelmente será a localização do GPS.
1.2 História do GPS
História do GPS com o aparelho receptor móvel do sistema tem início em 1957, ano em que a União Soviética lançou seu 1º Satélite Artificial, conhecido como Sputinik I e em 1964 deu-se início a era espacial, entrava em operação o "Navy Navigation Satellite System", mais conhecido por "Transit", foi o primeiro sistema de navegação por satélite assim iniciando o estudo sobre o uso de satélites na localização de pontos sobre a superfície da terra.
Mas foram os americanos que criaram o sistema com o projeto NAVSTAR, desenvolvido em 1960 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para fornecer a posição instantânea e a velocidade de um ponto sobre a superfície terrestre ou próximo a ela. Inicialmente para uso militar. Depois de vários ajustes o projeto tornou-se operacional em 1995.
Mas todo esse processo foi antecedido pelas navegações que começaram com um simples sistema de navegações costeira colocando pedras como pontos demarcadores, auxiliados com faróis. Logo se desenvolveu os primeiros instrumentos que foram feitos a partir de conhecimentos astronomia que usavam a posição das estrelas como orientação. Entre os instrumentos temos o conhecido Astrolábio tão citado nos livros de história.
As navegações através das estrelas se tornaram um problema já que só podiam ser vistas á noite. Por volta dos anos 1000 a bússola foi inventada pelos chineses, mas, nos traria um novo dilema, pois ela nos dava apenas o direcionamento, mas não os davam a posição geográfica
...