QUAIS SÃO MEUS VALORES BÁSICOS?
Por: kellyss2 • 1/5/2015 • Artigo • 722 Palavras (3 Páginas) • 530 Visualizações
QUAIS SÃO MEUS VALORES BÁSICOS?
- Boa saúde física, mental e estética.
- Ter uma crença bem definida, porém não voltada aos dogmas de fé. Sendo uma fé mística, mas com uma doutrina definida.
- Ser inteligente com boa bagagem cultural e intelectual.
- Ter uma família estruturada e com seus valores bem definidos.
- Ser querido entre as pessoas e reconhecido com facilidade.
- Ser um homem de bom poder aquisitivo, possuir condições para viajar com minha família, praticar meus hobbies, viver com conforto e ser independente financeiramente.
- Fazer o dinheiro trabalhar para mim de maneira que meu trabalho não sacrifique o equilíbrio e ao mesmo tempo me proporcione satisfação pessoal.
- Ter contato direto com a natureza em meu dia a dia criando um habitat que possua harmonia com ela.
- Ter uma profissão que realmente me faça feliz e tenha um propósito para mim.
- Não deixar que as necessidades e escolhas afetem minha moral e os que dependem de mim.
- Dar total segurança e ambiente saudável para evolução dos meus descendentes.
Projeto de vida
Trabalho vai além de ter um emprego. Trabalhar é exercer uma ação no mundo, ação que modifica, mesmo sendo pequena tem valor e transforma.
Durante a nossa vida temos dois nascimentos fundamentais: o primeiro é o nascimento real, no mundo, e, o segundo, é o nascimento para nós mesmos e para a sociedade, que ocorre na adolescência.
No período da infância a criança está muito vinculada aos pais, são eles que pensam, desejam, idealizam e escolhem a vida da criança. Já na adolescênica muitos conflitos ocorrem porque o jovem não aceita mais o que os outros determinam para a sua vida. Nesse período nos diferenciamos de nossa família e descobrimos a nós mesmos e aos nossos desejos e projetos. Não é um momento fácil, mas é muito importante já que é nessas escolhas que o jovem busca a si mesmo.
Mesmo que a adolescência traga boas ou más recordações é nela em que o adulto vai se basear sempre que for revisar o seu projeto de vida. Esta revisão é mais comum em momentos de crise, amadurecimento, mudanças, etc. Mas você também pode repensar na vida espontaneamente.
VOCÊ COSTUMA REFLETIR SOBRE A SUA VIDA?
VOCÊ COSTUMA PENSAR NAS SUAS ESCOLHAS?
Avaliar e reavaliar a nossa vida é importante, principalmente para resgatarmos a nossa essência e autenticidade, tão obscurecida pela excesso de números, porcentagens e tendências econômicas. Pelo apelo acelerado, sofisticado e repetitivo da sociedade ao consumo.
Calma! Você não vai ser mais um excluído se escolher um caminho de vida diferente da maioria! Lógico que nossas escolhas têm consequências, mas o não escolher, não olhar para os nossos sonhos e desejos também tem. Temos que respeitar ao outro, ter uma postura ética na sociedade e também conosco mesmos. Não é à toa que tantas pessoas ficam cada vez mais deprimidas. Um dos motivos é o desrespeito consigo mesmas, o excesso de cobranças e expectativas -que vão além dos limites pessoais -, o esquecimento de seus próprios sonhos e das suas singularidades.
...