Redução da Maioridade Penal
Por: EmyBoaventura • 12/5/2015 • Resenha • 343 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Redução da Maioridade Penal
De acordo com o Conselho Regional de Psicologia, a proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, não é a solução para acabar com a violência no Brasil. Segundo especialistas, a redução da maioridade penal demonstra irresponsabilidade e imaturidade, pois os presídios estão superlotados e com a redução da maioridade essa realidade só vai aumentar ao invés de diminuir as violências no país, além do mais o sistema carcerário não tem cumprido com sua função social de controle, reinserção e reeducação dos agentes da violência, esse sistema não auxilia nenhum infrator a se recuperar ou a melhorar suas ações, pelo contrário, tem nos revelado ser um local onde infratores aprendem a se aperfeiçoar nos crimes, acabam saindo da cadeia e praticando crimes piores e com mais violência , ou seja, nenhuma experiência adquirida na cadeia pode ajudar na reeducação ou reintegração desses jovens na sociedade.
Sabe-se que o país não tem estrutura fundamental para os jovens, onde há má gestão de programas sociais, educacionais, falta de planejamento familiar, falta de lazer, falta de policiamento, o que seria essencial para eles se tornarem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
A redução da maioridade penal não irá resolver os graves problemas da violência no Brasil, irá apenas mascarar a justiça, é uma forma da justiça da massacrar os que já são massacrados pelas injustiças sociais, educacionais, econômicas e assim por diante.
Essa questão levanta grande debates com especialistas que apontam ou defendem argumentos acerca das causas e efeitos da violência no país, para muitos especialistas e cidadãos, a redução da maioridade penal não é a solução. O ideal é valorizar os jovens, considera-los importantes para uma sociedade melhor, e não como “criminosos” que estão acabando com o país.
...