Relatório de Aula Prática: Análise de Alimentos
Por: Inara Thais Menezes • 2/10/2020 • Relatório de pesquisa • 2.689 Palavras (11 Páginas) • 510 Visualizações
[pic 1]
GRUPO SER EDUCACIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
CURSO DE BIOMEDICINA
Relatório de Aula Prática: Análise de Alimentos
Inara Tais da Silva Menezes- 18191879
Tifanny de Souza Silva- 18206700
Manaus, 2020
CURSO DE BIOMEDICINA
Inara Tais da Silva Menezes- 18191878
Tifanny de Souza Silva- 18206700
Relatório de Aula Prática: Análise de Alimentos
Relatório de Aula Prática da disciplina de Análise de Alimentos, sob orientação da professora Dra. Claudia Dantas Comandolli
Manaus, 2020
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
RESUMO 4
1. INTRODUÇÃO 5
2. OBJETIVOS 10
3. METODOLOGIA 11
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 14
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
RESUMO
Os carboidratos perfazem a mais abundante classe de biomoléculas, sendo o amido um deles. O amido é um polissacarídeo importante para os vegetais, pois é a sua principal fonte de energia. Como fontes conhecidas de amido, podemos citar a batata e o arroz. Ele é considerado a principal fonte de carboidratos presente na alimentação humana e é quebrado por enzimas do trato digestivo. Economicamente o amido também é muito utilizado, principalmente na indústria alimentícia, mas também na indústria têxtil, metalúrgica e farmacêutica. Para verificar se um alimento possui ou não amido em sua composição. Basta pingar uma gota de tintura de iodo diluída sobre o alimento e esperar a reação.
O iodo possui capacidade de se ligar ao amido e formar um complexo. Essa interação é visível em virtude da formação de um composto de coloração azul. Assim sendo, se o alimento ficar com coloração azul, ele contém amido.
O objetivo desta aula experimental demonstrativa foi realizar uma prática de identificação de alimentos do cotidiano dos alunos ricos em amido a partir da reação com iodo e verificar se esse tipo de experimentação auxilia no complemento da parte teórica aprendida dentro da sala de aula e se a mesma é aprovada pelos alunos. Para a aula, foi utilizado o iodo para indicar a presença ou não de amido em alguns alimentos do cotidiano dos alunos. Os alunos identificaram presença de amido em 50% dos alimentos analisados.
- INTRODUÇÃO
Um alimento é composto por um conjunto de macro e micronutrientes, os quais passam por modificações químicas devido às reações que ocorrem devido ao metabolismo natural do produto, a sua deterioração ou ao processamento tecnológico a que o alimento é submetido. Desta forma, as propriedades químicas das frações que compõem o alimento devem ser conhecidas, e as modificações sofridas pelas mesmas devem ser compreendidas (Andrade, 2006), para garantir a confiabilidade dos resultados obtidos nas análises realizadas (Cecchi, 2003). O conceito de carboidratos complexos tem sido modificado pelas recentes descobertas relacionadas aos seus efeitos fisiológicos e nutricionais. Neste grupo de nutrientes incluem-se o amido e os polissacarídeos não-amido, os quais possuem diferenças em suas estruturas químicas e em seus efeitos fisiológicos (Lobo e Silva, 2003). O amido é formado por dois polímeros, a amilose e a amilopectina, que somente podem ser evidenciados após solubilização dos grânulos e separação. As propriedades mais importantes com influência no seu valor nutricional incluem a taxa e a extensão da digestão ao longo do trato gastrointestinal e o metabolismo dos monômeros absorvidos (Lehninger, 2012). Por outro lado, alguns aspectos físico-químicos do amido podem afetar a sua digestibilidade em um alimento. De um modo geral, os principais fatores que podem interferir no aproveitamento deste polissacarídeo incluem: a sua origem botânica, a relação amilose/amilopectina, o grau de cristalinidade, a forma física e o tipo de processamento do amido, assim como interações ocorridas entre esta substância e outros constituintes do alimento (Lobo e Silva, 2005). Moléculas de alto peso molecular (como a amilose e a amilopectina) podem sofrer reações de complexação, com formação de compostos coloridos. Um exemplo importante é a complexação da amilose e da amilopectina com o iodo, resultando em complexo azul e vermelho-violáceo, respectivamente (Souza e Neves, 2019). O iodo é um excelente indicador da presença de amido em alimentos. O amido reage com o iodo na presença de iodeto, formando um complexo de cor azul intensa. Quanto maior a quantidade de amido, mais intensa a coloração.
2. OBJETIVOS
[pic 2]
- Objetivos gerais
Identificar os alimentos que possuem amido em sua composição química, pela técnica do uso de solução de iodo e formação de complexo com este carboidrato complexo, observando a intensidade da coloração e tempo para o aparecimento da reação.
- Objetivos específicos.
• identificar os procedimentos utilizados.
• categorizar a qualidade dos alimentos
• avaliar os parâmetros de índice de acidez
- METODOLOGIA
[pic 3]
- Materiais e Métodos
- Solução de Iodo ou Lugo (5g de Iodo/10 g de Iodeto de Potássio)
- Balão volumétrico de 100 ml
Amostras:
1. Amido de milho
2. Milho branco
3. Farinha de mandioca
4. Farinha de milho
5. Goma de tapioca
...