O Planejamento de Artes Plásticas
Por: Jaqueline Oliveira Betcel • 25/3/2022 • Trabalho acadêmico • 1.847 Palavras (8 Páginas) • 138 Visualizações
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PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO – SEMED
ESCOLA DE ARTES EMIR HERMES BEMERGUY
CURSO DE ARTES PLÁSTICAS
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DA MODALIDADE DE ARTES PLÁSTICAS / 2022
NÍVEL I
Professor: Jaqueline Oliveira Betcel Curso: Artes Visuais / artes plásticas
OBJETIVO GERAL:
Oferecer uma abordagem introdutória inerente às artes plásticas por meio do ensino presencial ou remoto, estimulando a apreciação, contextualização e processo de criação, analisando elementos constitutivos básicos das artes plásticas.
Data | Conteúdo | Objetivo | Estratégia | Metodologia. | Recursos materiais | Avaliação |
23 e 24 de fevereiro | Aula inaugural, acolhida e avaliação diagnosticada. | Estabelecer vínculo com os alunos e promover a integração e acolhida ao ambiente escolar. E identificar conteúdos que sejam de domínio do aluno, bem como conhecimento prévio em artes plásticas. | Acolhida; Dinâmica de apresentação; diálogo sobrte vivência artistica ; Orirntações sobre a norna da escola. | Boas vindas e acolhida por meio de dinâmica de apresentação, em seguida explanação dos conteúdos que iremos desenvolver durante o ano. Por meio de diálogo sobre a vivência artística e de domínio do aluno se fará uma avaliação diagnosticada. E finalizando com as orientações das normas da escola. | Papel, canetas, frequência, projetor, notebook. | Avaliação diagnosticada sobre conteúdos de domínios dos alunos, e se tem acesso as tecnologias, feitas por meio de anotações. |
03 e 07 de março | Desenho livre, e desenho de observação | Estabelecer uma avaliação diagnosticada, por meio de desenho livre, e orientar para percepção de espaço, linhas, texturas formas no desenho de observação. | Acolhida; Desenho livre ; Desenho de observação. | Boas-vindas. Em seguida será direcionado desenho livre, e finalizaremos com a percepção dos detalhes lineares do desenho de observação, pontuando as formas, linhas e cores. | lápis 6B, papel A4, borracha, apontador, régua. | Avaliação diagnosticada, utilizando a produção dos alunos como forma de análise. |
08 e 09 de Março | Introdução ao DESENHO: Perspectiva com um ponto de fuga. | Abordar de forma lúdica a relação entre teoria e prática que envolve aspectos conceituais e formais do desenho com perspectivas. | Acolhida Apresentação de slides / Abordagem teorica sobre perspectivas no desenho ; Prática do desenho com perspectivas com UM ponto de fuga. | Por meio de abordagem teórica com uso de slides sobre o início do uso do desenho com perspectiva no período renascentista entre século XIV e XVII, logo em seguida faremos um diálogo sobre a necessidade da perspectiva nos desenhos, e finalizaremos com a prática do desenho de perspectiva com um ponto de fuga. | lápis 6B, papel A4, borracha, apontador, régua, computador, e projetor | E por meio de portfólio individual será feito a avaliação processual. |
10 e 14 março | DESENHO: Perspectiva com dois pontos de fuga. | Desenvolver a percepção estética e o pensamento artístico através da técnica de desenho de perspectiva com dois pontos de fuga. | Acolhida Apresentação de slides / Abordagem teorica sobre perspectivas no desenho ; Prática do desenho com perspectivas com DOIS pontos de fuga. | Boas vindas e orientações da aula sobre enquadramento do desenho. Por meio de vídeo aula, com técnicas passo a passo de desenho com dois pontos de fuga. | lápis 6B, papel A4, borracha, apontador, régua, computador, e projetor | E por meio de portfólio individual será feito a avaliação processual. |
15 e 16 de março. | DESENHO: Técnica passo a passo com temas botânicos. | Desenvolver a percepção estética e o pensamento artístico através da técnica de desenho passo a passo com temas botânicos. |
Prática co técnica passo a passo. | Boas vindas, e orientações para as próximas aulas, em seguida iniciaremos os estudos do desenho com temas botânicos por meio de ilustração passo a passo. | lápis 6B, papel A4, borracha, apontador, régua, computador e projetor | E por meio de portfólio individual será feito a avaliação processual. |
17 e 21 de março. | DESENHO: tema natureza morta. | Desenvolver a percepção estética e o pensamento artístico através da técnica de desenho passo a passo com tema natureza morta. | Acolhida; Teoria como surgiu o tema natureza morta; Prática passo a passo do desenho com tema natureza morta | Após as boas Vindas, será direcionado por meio de ilustração passo a passo como fazer uma composição de um desenho de gênero natureza morta, finalizaremos com as orientações para a aula seguinte. | lápis 6B, papel A4, borracha, apontador, régua, computador e projetor | E por meio de portfólio individual será feito a avaliação processual. |
22 e 23 de março | Técnica introdutória de desenho efeito luz e sombra | Praticar efeitos de sombreamento nos desenhos, por meio de técnica aplicada na formação de volumes, luz e sombra. | Acolhida; Estudo da luz e sombra no desenho, ; Meio tom ; Sombra projetada ; luz refletida; Prática do desenho com sombreamento. | após a explicação sobre brilho, sombra, meio tom, sombra projetada e luz refletida, cada aluno irá compor seu desenho e fazer o estudo da luz e sombra. | E por meio de portfólio individual será feito a avaliação processual. | |
24 e 28 de março | CERÂMICA TAPAJÔNICA: Visita ao centro cultural João Fona. | Conhecer e apreciar peças da iconografia da cerâmica tapajônica, | Acolhida e introdução teórica no centro cultural João Fona. | Será dividido em três grupos de alunos, para que não haja aglomerações. Os alunos irão conhecer as peças que fazem parte do acervo cultural e de grande relevância mundial. | Maquinas fotográficas. | Registro fotográfico |
29, 30, 31 de março, e 04 , 05, 06 e 07 de Abril. | Introdução a CERÂMICA TAPAJÔNICA: Estudo do processo da queima das peças e a prática. | Conhecer a matéria prima da argila, e entender o processo da queima de peças de cerâmica e abordagem da prática. | Acolhida ; estudo da queima das peças; Prática das cerâmica; | Por meio de vídeo será apresentado aos alunos o processo da queima das peças de cerâmica. Em seguida será desenvolvida a produção de muiraquitãs, será conduzido por construção passo a passo manual ou por formas de gesso. | Formas de gesso de muiraquitãs, argila, palitos de churrasco, sacola plástica, palitos de dente, palha de aço, miçangas e fio encerado. | E por meio de portfólio individual será feito a avaliação processual. |
11 e 12 de Abril | NOÇÕES BÁSICAS DE PINTURA SOBRE TECIDO: Pintura de fundo e base. | Exemplificar técnicas inerentes a pintura em tecido de forma lúdica, evidenciando pontos de volume, perspectivas, texturas luz e sombra. |
Efeito fundo ; Profundidade; Pintura com giz de cera; | As aulas iniciarão com boas vindas e avisos do dia, demonstrando passo a passo a técnica de pintura em tecido. Iniciando com passe do risco utilizando o carbono, em seguida pintaremos o fundo do desenho e terminar com o preenchimento do mesmo usando a técnica de volume e sombreamento. | Tintas para tecido, tabua para fixar o tecido, recipiente para lavar os pinceis, tecido, cola permanente e carbono, pinceis, retalho de tecido para limpar os pinceis, lapis e a postilas de riscos. | E por meio de portfólio individual será feito a avaliação processual. |
13 e 14 de Abril | NOÇÕES BÁSICAS DE PINTURA SOBRE TECIDO: técnica de pintura com volume e sombra. | Praticar técnica de pintura com volume, luz e sombra. | Acolhida; Pintura com efeitos de volume luz e sombra ; | Boas vindas; em seguida será contextualizado o sobre volume e sombra como revisão do conteúdo no desenho comparando com a pintura, logo após o diálogo, será direcionado a prática da pintura com volume e sombra. agradecimentos finais. | Tintas para tecido, tabua para fixar o tecido, recipiente para lavar os pinceis, tecido, cola permanente e carbono, pinceis, retalho de tecido para limpar os pinceis, lápis e a postilas de riscos. | E por meio de portfólio individual será feito a avaliação processual. |
18, 19, 20,25, 26,27, 28 DE Abril; 2, 3, 4, ,5 , 9, 10, 11, 12, 16,17, 18, 19 DE MAIO. | NOÇÕES BÁSICAS DE PINTURA SOBRE TECIDO: Natureza morta. | Conhecer e apreciar gênero natureza morta na pintura e praticar suas técnicas. | Acolhida; Pintura com efeitos de volume luz e sombra ; | Boas-vindas. Introdução teórica sobre natureza morta, em seguida será apreciado imagem inerentes ao tema da aula por meio de projetor de imagem. logo após faremos a prática a pintura do gênero natureza Morta. A cada aula será feito uma figura para compor uma pintura. Encaminhamentos para as aulas seguintes. | Tintas para tecido, tabua para fixar o tecido, recipiente para lavar os pinceis, tecido, cola permanente e carbono, pinceis, retalho de tecido para limpar os pinceis , lápis e a postilas de riscos. | E por meio de portfólio individual será feito a avaliação processual. |
23 e 24 de MAIO. | PINTURA ARTÍSTICA EM CUIA: INTRODUÇÃO | Apreciar, conhecer, e praticar a tradicional pintura em cuias da família Camargo Fona. | Acolhida ; Apreciar e Conhecer sobre a cultura do ornamento em cuias, com técnicas de pintura; | No primeiro momento teremos a visita de um dos filhos de João Fona para um diálogo sobre a tradicionalidade da família Camargo fona em Santarém e adjacências. Os alunos irão assistir vídeo sobre o processo de preparação artesanal das cuias. No segundo momento faremos a apreciação de peças pintadas pelas famílias Camargo fona. agradecimentos | notebook, projetor de imagem, cuias pintadas da família Camargo Fona, vídeo sobre preparação das cuias. | E por meio de portfólio individual e produção de peças será feito a avaliação processual. |
25, 26, 30,31, DE MAIO E 1,2,6,7,8,9,13,14,15 DE JUNHO. | Preparação das cuias. |
Pintura teste no papel Preparação das cuias; Prática de pintura em cuias com temas regionais . | Antes de pintarmos as cuias, pintaremos no papel as mesmas temáticas que iremos fazer nas cuias. Então teremos a preparação das cuias para pintura. em seguida faremos a prática. A cada aula faremos uma temática. | Cuias, tinta PVA pinceis, recipiente para lavar o pincel, retalho de pano, pincel 00, fita crepe, palha de aço | E por meio de portfólio individual e produção de peças será feito a avaliação processual. | |
20 e 21 de junho | Exposição de peças de cerâmica e cuias pintadas em alusão ao aniversário da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy. | Evidenciar os alunos por meio exposição de suas composições artísticas produzidas no semestre. | Será organizado um coquetel de abertura pela parte da tarde. E a exposição será organizada no CENTRO CULTURAL JOÃO FONA. | Frutas, salgados, sucos, peças produzidas pelos os alunos, texto de abertura, mesas, cadeiras., copos descartáveis, pratinhos e lenços. | avalição por meio de registro fotográfico. | |
27 e 28 de junho | Avaliação Formativa | Avaliar conhecimentos adquiridos pelos alunos no decorrer do curso. |
| A avaliação será conduzida por meio de um instrumento avaliativo por escrito, e observando o portfólio produzido pelos os alunos, sobre o conhecimento adquirido, a metodologia e didática aplicada nas aulas. | avaliação escrita, portfólio dos alunos. | Avaliação formativa |
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