PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
Por: Aline Carolina • 8/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.384 Palavras (6 Páginas) • 490 Visualizações
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
Aline Carolina da Silva. RA 1620895
Alta Floresta – MT
2017
Aline Carolina da Silva. RA 1620895
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de Artes Visuais , como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade, ministrada pelo (a) Prof. (a) Tercia Pitta,
Alta Floresta – MT
2017
SUMARIO
1. Introdução _______________________________________________04
2. Objetivos________________________________________________05
2.1. Objetivo Geral _________________________________________05
2.2. Objetivos Específicos____________________________________05
3. Justificativa_______________________________________________06
4. Referencial Teórico________________________________________07
5. Método__________________________________________________09
6. Resultados Esperados______________________________________10
7. Considerações Finais_______________________________________11
Referencias Bibliográficas___________________________________12
1. INTRODUÇÃO
Diante de um cenário de crise nacional, ao avaliar a situação da rede publica de ensino, o Tribunal de Contas da União mostrou que 61 mil professores se encontra fora das salas de aula – 40 mil exercendo atividades administrativas, 5 mil cedidos a órgãos públicos sem qualquer relação com a área educacional e 16 mil em outros tipos de afastamento. É possível observar que o sistema educacional vigente é permeado de descontentamento e conflitos entre educadores e educandos, a escola tem se distanciada de sua missão formadora e de seu papel no desenvolvimento pleno do aluno para o exercício da cidadania, distanciando o ensino da realidade vivida pelos alunos. Observando que a principal expectativa dos alunos e da comunidade em relação à escola que pede para que as crianças e jovens de hoje possam ter amanha um futuro promissor, sem perder a essência e os valores familiares, lutando pela igualdade. Pensando nisso, buscou-se desenvolver um projeto onde os valores familiares e a cultura fossem valorizados, desenvolvido por meio de artesanato, onde a comunidade poderá participar ativamente das oficinas, pois o artesanato é tradicionalmente uma produção de caráter familiar, na qual o produtor realiza todas as etapas de produção, desde o preparo da matéria prima ate o acabamento, podendo ser manifestado de varias formas. A história do artesanato tem inicio no mundo com a própria historia do homem, pois a necessidade de produzir bens de utilidades e uso rotineiro expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho. O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e geralmente o sustento de muitas famílias e comunidades.
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
Utilizar do artesanato para reaproveitar materiais recicláveis, a fim de incentivar a cultura da sustentabilidade.
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Integrar escola e comunidade;
• Promover os valores: cidadania, respeito e criatividade;
• Estabelecer o estudar sobre artesanato no Brasil, sua importância e utilidade;
• Estimular a conscientização socioambiental de forma educativa, lúdica e efetiva;
3. JUSTIFICATIVA
Aliar artesanato à conscientização ambiental é uma forma de evolver a comunidade. A produção artesanal pode desestimular o consumo exagerado, criando peças a partir de matérias que iriam para o lixo, como garrafas, latas de alumínio e aço, jornais, recipientes de vidro, lacres de alumínio e embalagens de papelão, alem de outros materiais, podem ser aplicados e transformar o que era lixo em peças de decoração e utilidade.
Esse projeto mostra a importância do artesanato como fontes de trabalho alem de incentivar a diminuição do uso indiscriminado dos recursos naturais, trazendo assim a experiência da comunidade para as salas de aula, e lavando para comunidade a conscientização ambiental da sala de aula.
Desta forma, unir escola e comunidade em busca de novos métodos artesanais que diminuíram a quantidade de lixos, enriquecendo o conhecimento e aproximando comunidade e escola, para que ambos caminhem juntos em direção a uma pátria educadora, pois a presença da comunidade é de suma importância no desenvolvimento cognitivo e afetivo dos educandos.
4. REFERENCIAL TEÓRICO
Conforme Brandão (1982, p.12), “a educação existe sob tantas formas e é praticada em situações tão diferentes, que algumas vezes parece ser invisível”. Fazendo-nos, compreender que a vida é fundamentalmente educativa.
A Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996) determina que a escola deve vincular-se ao mundo do trabalho e às práticas sociais. Desta forma, espera-se que a educação escolar prepare o estudante para a vida e que o guie nos princípios de liberdade. Tais princípios e valores são universais
...