TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Por:   •  8/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.989 Palavras (16 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Vivian Sheila Elizabeth da Cunha Aschermann Correa   RA 1603761

Polo Butantã

2017

[pic 2][pic 3]

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1. Identificação

Colégio Horizontes, situado à Rua Fidalga, 548 - Vila Madalena, 05432-000, Telefone: (11) 3081-0888.

A Instituição mantenedora do estabelecimento é o Grupo A, rede educacional fundada em 1981, com cinco escolas na cidade de São Paulo: Aprendendo a Aprender, Concórdia, Colégio Horizontes, Liceu Santa Cruz e Pirajuçara. Conta também com um braço social, a Associação Educacional Uirapuru, mantendo duas creches em parceria com a Prefeitura de São Paulo: os centros de educação Campo Limpo IV e Tiquira.

2. Análise crítica do ambiente físico

A maioria do público da escola reside em Pinheiros, Vila Beatriz, Vila Ida e na Vila Madalena. Os que não residem nas imediações os pais trabalham próximo à escola, facilitando a rotina de transporte entre a casa, a escola e o trabalho. O espaço é relativamente novo, há 8 meses é ocupado pela instituição, após uma grande reforma. O prédio era usado por uma agência de publicidade, por isso foi necessária uma adaptação. Uma ampliação foi feita para suprir as necessidades da instituição, cobrindo a área do estacionamento para a construção da quadra poliesportiva, construindo o jardim privativo da educação infantil, cantina e cozinha para a produção diária das refeições para os alunos do período integral. O espaço físico foi pensado em função da proposta pedagógica visando comportar cerca de 300 alunos adequadamente em salas de no máximo 25 estudantes. Segue o sistema de ensino do Anglo, apostilas unificadas, espaços multimídia com lousa interativa, quadra exclusiva para os alunos de até 5 anos, laboratórios de informática, química, física e biologia, além das salas ambiente de teatro e artes plásticas.

A escola possui o período integral até o 9°ano. Os alunos podem escolher disciplinas eletivas ministradas no horário inverso ao curricular. Há também, um espaço de convivência, o solarium na cobertura, de livre acesso, cercado e protegido, sendo uma área de descanso e para atividades dirigidas. O que avalio ser necessário é um pouco mais de verde no solarium e na escola como um todo, pois apesar de bem organizada e dividida, com espaços condizentes a proposta possui poucas áreas verdes.

2.1 Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:

A biblioteca é um espaço utilizado para pesquisa e execução de trabalhos, além de ser um local de leitura. O ambiente é cercado por vidros o que a torna atraente e integrada à área comum, onde podemos ver e ser vistos por todos. Os laboratórios são usados para as aulas de química, física e biologia, pelos alunos do Ensino Médio e Fundamental II, conforme a carga horária de cada ano. A sala de informática está localizada ao lado da biblioteca, possui 20 computadores ligados à internet e a utilização ocorre no período de aula para execução de trabalhos em grupo, como em períodos livres para pesquisa, a escola solicita o agendamento de horários para que não haja superlotação. Nas salas-ambiente ocorrem aulas de música, artes, expressão corporal, artes marciais, circo e capoeira, são espaços usados por todas as turmas em horários alternados, o Ensino Fundamental I e II usa o espaço pelo menos duas vezes por semana. Na quadra poliesportiva são ministrados os cursos de patinação artística e street, para crianças a partir dos 6 anos, além do futsal e a escola de esportes, para alunos a partir dos 2 anos. Há também, os cursos Cogmed, treino cognitivo e de memória para alunos a partir do 7° ano, ministrado na sala de informática e o Supercérebro, treino de soroban e estratégia em grupo, para os alunos a partir de 5 anos.

Os cursos extracurriculares são definidos conforme o interesse da maioria. Todas as mudanças são conversadas com os representantes de classe antes de serem implantadas, bem como, os anseios trazidos por eles são discutidos com a diretoria para a viabilização ou não da questão. É uma escola que visa à formação humana e integral, de pessoas engajadas, atualidades e conscientes. O vestibular é um dos objetivos da formação, sem esquecer a formação de cidadãos.

3. Características da gestão escolar:

O regimento escolar e a proposta pedagógica são discutidos com os profissionais da educação. O Colégio Horizontes segue, conforme dito no início, o sistema de ensino do Anglo e as regras estabelecidas pelo MEC, todas as unidades pertencentes ao Grupo A usam o mesmo sistema, mas cada unidade trabalha voltada para o seu público. Os professores participam das mudanças de diretrizes, os assuntos trazidos para as reuniões são discutidos, podendo ser temas que os alunos levantam ou de interesse dos professores. A escola não possui conselho nem entidades de representantes de pais ou alunos, mas está aberta para receber pais que tenham propostas visando melhorias para a instituição. A diretoria do grupo visita todas as unidades para trocar informações que possam ajudar o grupo. Mas cada unidade tem autonomia em sua gestão. Pode-se dizer que apesar de seguir o sistema Anglo de ensino, há flexibilidade no regimento da unidade, segmentando as diretrizes conforme seu público.

4. Organização administrativa e pedagógica

Organograma da escola[pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]

[pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21]

[pic 22][pic 23]

[pic 24][pic 25][pic 26][pic 27]

[pic 28][pic 29][pic 30][pic 31]

[pic 32][pic 33][pic 34]

[pic 35][pic 36][pic 37]

A diretoria, as coordenadoras pedagógicas do Ensino Infantil, Fundamental I e II, e Médio, e a orientadora educacional trabalham em conjunto nas decisões macro, os professores são subordinados as coordenadoras pedagógicas e orientadora educacional. Há uma assistente de coordenação que atua entre os alunos e a coordenação filtrando fatos e assuntos do dia-a-dia, direcionando e informando os acontecimentos para a coordenação, bem como alimentando o Portal. Em cada período há uma sala de cada ano, somente o 9° ano possui duas salas, cada turma tem no máximo 25 alunos. A Educação Infantil funciona somente no período da tarde das 13h às 17h30. O Ensino Fundamental I e II possui o horário divido do 1° ao 3° ano, das 13h às 17h40, o 4° ano entra às 12h50 saindo às 18h10 e do 5° ao 9° ano das 7h20 às 12h40. Os alunos do Ensino Médio entram segundas, terças e quintas-feiras às 7h20 saindo às 13h30, quartas e sextas-feiras saem às 12h40. O calendário escolar segue a orientação do MEC quanto à carga horária, as pontes e feriados são definidos pela coordenação. As disciplinas eletivas ocorrem no período contrário ao das aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (455.2 Kb)   docx (739.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com