TG 2 DIRETRIZES CURRICULARES
Por: 1qaz2wsx3edc4rfv • 14/3/2016 • Dissertação • 459 Palavras (2 Páginas) • 340 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG II
ALUNA : TERESA CRISTINA MARQUES MENDES
RA : 1504026
POLO
BELÉM – NAZARÉ
2015
Baseado na resolução nº4, de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, trata - se em um conjunto de acúmulos , a câmara de educação básica do conselho nacional de educação editou esta resolução traçando as principais diretrizes para a educação básica nacional , definindo os moldes para o conjunto orgânico , sequencial e articulado das etapas e modalidades da educação básica. Dentre os destaques está a destinação de 20% da carga horária anual para projetos interdisciplinares, além de assegurar que disciplinas como história e culturas afro-brasileira e indígena , arte e educação física, devem se integrar a base nacional comum.
Essa resolução também fala sobre como a escola e seus membros devem agir perante as diferenças e norteia os caminhos desde a educação básica até a superior, falando sobre a individualidade do mundo, apontando para o caminho que é preciso ter um conteúdo específico, flexível que atenda todas as modalidades encontradas na escola, como adultos,jovens e crianças, etc...
Segundo o texto (O Mundo de Eduardo Galeno,2008) , somos fogueirinhas diferentes, mais com um grande poder de fogo e de aquecer, que demonstra que apesar de termos regras a serem cumpridas estas podem e devem ser cumpridas , respeitando cada fase da educação e modalidade de ensino, para que as fogueiras do conhecimento sejam aquecidas conforme a singularidade de cada pessoa e na pluralidade do contexto a que ela se encontra.
Para se viver democraticamente em uma sociedade Plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países. As regiões brasileiras têm características culturais diversas e que essa convivência entre grupos diferenciados nos planos sociais e culturais, muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação . Só assim , reconhecendo essa diversidade etnocultural que compõe o Patrimônio sociocultural brasileiro, que a escola encontrará seu grande desafio, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a nossa sociedade.
O trabalho com a Pluralidade Cultural se dá a cada instante, baseada na tolerância , no respeito , aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhando por todos os brasileiros , promovendo a Paz.
Por isso no cenário mundial o Brasil, representa uma esperança de superação de fronteiras e de construção da relação de confiança na humanidade. E assim reconhecer e valorizar a diversidade cultural e atuar sobre um dos mecanismos de discriminação e exclusão, entraves à plenitude da cidadania para todos e portanto pela nossa nação.
Referências:
Galeno,
...