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A Diversidade Cultural Brasileira

Por:   •  24/9/2018  •  Resenha  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

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A Diversidade Cultural Brasileira

  1. O Povo brasileiro - O Brasil Crioulo.

A civilização canavieira se criou na casa grande e na senzala, nos engenhos e nas tecnologias, na fertilidade das terras e no conhecimento do açúcar pelos portugueses e com a escravidão dos negros.

A riqueza era expressa pela economia, artes, pintura, música, poesia, escultura e pensamento político. Apesar da abolição a opressão contra os negros não terminou, pelo contrário iniciou-se um processo que os marginalizou. Um momento que poderia ser aproveitado para o desenvolvimento do Brasil foi deixado de lado, a elite não pensou em formar uma nação para os brasileiros. Continuaríamos sendo uma empresa para os outros, deixando de integrar pessoas ao mercado e criando problemas sociais.

A cultura negra manteve a sua força, mantendo-se paralela a cultura branca dominante. Festejavam nos dias em que os brancos também festejavam, pois nestes dias havia menos vigilância nas senzalas. Entre as heranças que nos foi deixado está a beleza do vocabulário, enriquecido com maior expressão linguística, também encontramos os verdadeiros donos da terra ao se apoderarem da cozinha com receitas que é muito apreciada atualmente, mas acima de tudo está sua herança cultural e espiritual.

  1. O Povo Brasileiro - O Brasil Sertanejo.

O sertão brasileiro tem origem na criação do gado, no nordeste A caatinga é o lugar mais difícil de viver com sua natureza hostil, ao ser humano. Surgiu num surto de interiorização, com a criação de gado, que devido a muita teimosia humana insistiu em ficar nos canaviais mesmo as terras sendo imprestáveis e com pouca água.

O ciclo da pecuária extensiva se iniciou no século XVIII, começando pelo Piauí, com as marcas do couro, do latifúndio, do misticismo e do coronel. Nasceu um povo em torno do couro, este que era onipresente dado à variedade em que era utilizado, assim como: a porta das cabanas, o leito no chão duro, o lugar de guardar roupa, a bainha da faca, o mocó de carregar comida, a esteira onde se arrastava terra para a construção de açudes, etc.

O coronel era o senhor absoluto. Formava um aparelho para estatal zelando pela lei, mas também impondo a sua própria lei. Da oposição ao coronelismo nasceu o cangaço simbolizado pelos cabelos comprido, a estrela de Salomão no peito, os dedos cheios de anéis e as cartucheiras. 

Comprimido pela seca, o sertanejo se fez força de trabalho, sem preparo, suportando situações difíceis nas cidades, onde se estendeu o seu sofrimento do sertão. Ou então se adentrou no Brasil para fugir da seca. Como heranças culturais nos deixaram o couro, a carne de sol, o baião e os trios nordestinos.

  1. O Povo Brasileiro - O Brasil Caipira.

O povo caipira foi o que mais sofreu transformações. É aquele morador que sobrou dos primórdios da colonização de São Paulo, resultado do cruzamento do português com as índias. Falava a língua geral, uma elaboração dos jesuítas, sobre o tupi guarani.

No ciclo do ouro, em torno de 300.000 pessoas migraram em busca de enriquecimento. Quando o ouro se acabou, a diáspora espalhou essa gente, para áreas de novas minas como Goiás e Mato Grosso, mas muitos ficaram. Fizeram roça, plantaram milho, criaram porco, galinha, fizeram queijo, rapadura, cachaça e fumo, produziram artesanato.

Uma nova transformação ocorreu com a cafeicultura que causaram derrubadas de florestas e utilizou da escravidão. Novas fusões foram se criando com a incorporação da cultura afro.

Como a população era escassa e móvel, os assentamentos populacionais foram feitos de uma forma extensiva. Mantinha-se uma erudição portuguesa do século XVII. Do gosto pela festa, somado com a vida simples que levavam e ganhou fama de preguiçoso com a incorporação do hábito indígena da caça e da pesca.

Na metade do século XX está cultura é devastada pela transformação da industrialização. Vindo do exterior surge um modelo, uma sociedade de mercado, que lhe mostra produtos, para os quais não tem dinheiro para comprar. A vida no campo também muda, com uma completa reestruturação das atividades agrícolas e pastoris. O caipira vai para a cidade para exercer funções subalternas, servente de pedreiro na construção civil, porteiro, soldado, e vai morar na periferia.

  1. O Povo Brasileiro - O Brasil Caboclo.

A chegada dos europeus representou a catástrofe, trazendo doenças que dizimaram os índios. Os que sobraram foram ciraram escravos, para a coleta das drogas do sertão, ou então ficaram sob o controle da catequese de jesuítas, carmelitas e franciscanos. Estes caboclos se transformaram em índios genéricos, sem língua própria, sem identidade. Uma enorme massa de índios, de poucos brancos e negros formou uma nova matriz étnica, tendo como língua o tupi, trazido pelos jesuítas. A partir de 1880 ocorreu a primeira grande transformação, que marcou o seu maior florescimento econômico, a borracha abriu um ciclo econômico vinculado com a exportação, com a Europa, transformando Manaus na capital mundial da borracha e Belém na capital da Amazônia. Ele recebia adiantamento das poucas mercadorias que precisava: comida, roupas, pólvora, e pagava depois, mas nunca conseguia pagar.

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