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Bobbio - A Teoria das Formas de Governo RESUMO

Por:   •  25/6/2017  •  Resenha  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  1.325 Visualizações

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Norberto Bobbio - A Teoria das Formas de Governo

PLATÃO

  • República ideal: governantes-filósofos, guerreiros, aqueles que se dedicam aos trabalhos produtivos. Nunca existiu. Aquela em que cada homem é designado para a tarefa que faz melhor.

  • Os critérios que diferenciam formas boas de formas ruins, para Platão, são violência vs. consenso e legalidade vs. ilegalidade. As formas boas são aquelas em que o governo não se baseia em violência, e sim no consentimento ou na vontade dos cidadãos; onde ele atua de acordo com leis estabelecidas, e não arbitrariamente.
  • Estado perfeito é um só. Todo o resto é corrompido.
  • Aristóteles e Políbio: história como sucessão de formas boas e más +-+-+-
  • Platão: história como um passagem do mal para o pior
  • 4 ruins: timocracia, oligarquia, democracia e tirania (o. decrescente)
  • 2 boas: monarquia e aristocracia (essencialmente uma)

Paixões das formas corruptas:

Timocrático → ambição

Oligárquico → riqueza

Democrático → liberdade imoderada (licença)

Tirânico → violência

  • A honra do timocrático se corrompe quando se transforma em ambição imoderada.
  • A riqueza do oligárquico se corrompe quando se transforma em avareza, ostentação.
  • A liberdade do democrático se corrompe quando este passa a ser licencioso.
  • O poder do tirano se corrompe quando se transforma em arbítrio, violência pela violência.

Timocracia (Esparta) - corrupão da aristocracia

Oligarquia = corrupção da timocracia

Tirania (forma + degenerada) = corrupção da monarquia

Mudança de constituição: passagem de geração. (homem timocrático como filho rebelde do pai aristocrático)

Corrupção do Estado se manifesta pela discórdia.

Problema político: tema fundamental é unidade do Estado com relação ao indivíduo. (não a liberdade do indivíduo perante o Estado)

  • A corrupção de um princípio consiste no seu excesso.
  • Dois tipos de discórdia: a que ocorre dentro da classe dirigente e o conflito entre a classe dirigente e a dirigida
  • Estado/sociedade como um organismo

Três almas individuais: racional (constituição ideal), passional (timocracia. Guerreiro > sábio) e apetitiva (oligarquia, democracia e tirania)

  • Três necessidades: essenciais (oligarquia), supérfluas (democracia) e ilícitas (tirania).
  • Democracia possui aspectos positivos e negativos.
  • Anarquia: caos, inexistência de governo.

ARISTÓTELES

  • Forma de governo = politeia = Constituição ("dá ordem à cidade, determinando o funcionamento de todos os cargos públicos e sobretudo da autoridade soberana")
  • A ordem hierárquica platônica é adotada por Aristóteles
  • Critério entre bom e mau: interesse comum e interesse pessoal
  • Vários tipos de monarquia: hereditária, militar, despótica
  • Três relações de poder:

pai sobre sobre o filho (interesse dos filhos)

senhor sobre o escravo (próprio interesse

governante sobre o escravo (interesse comum de governantes e governados)

Monarquia: governo BOM de um só

Tirania: governo MAU de um só

Oligarquia: governo MAU de poucos

Aristocracia: governo BOM de poucos

  • POLITIA: mistura de democracia e oligarquia (muitos e bons). Nunca existiu concretamente. Alcançado pela política do meio-termo (o centro é sempre melhor que os extremos). É um tipo de governo-misto. Uma forma boa pode resultar de uma fusão de duas más.
  • Na democracia governam os pobres, que constituem a maioria; na oligarquia governam os ricos, que representam a minoria.
  • Conservar o método eleitoral e excluir o requisito de renda.
  • As cidades melhor governadas são aquelas onde predomina a classe média
  • ESTABILIDADE

Politia: pior das formas boas; Democracia: melhor das más

Aristóteles usa um critério qualitativo, e não quantitativo, para diferenciar oligarquia de democracia. Na democracia governam os pobres, que constituem maioria. Na oligarquia governam os ricos, que constituem minoria. Desse modo, a união entre essas duas formas daria origem à politia.

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