O Estado de Bem Estar Social
Por: Luis Oliveira • 8/2/2021 • Trabalho acadêmico • 1.186 Palavras (5 Páginas) • 165 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
SERVIÇO SOCIAL
Luís Fernando T. de Oliveira RU 1798228
ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL
MODULO B _ FASE II_ ANO 2017
ESTADO E POLÍTICA SOCIAL
CURITIBA-PARANÁ
2017
Luís Fernando T. de Oliveira RU 1798228
ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL
MODULO B _ FASE II_ ANO 2017
Relatório do Portfólio do modulo B-fase II-2017 apresentado para fins de avaliação nas disciplinas do Curso de Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Internacional Uninter.
Tutor Local: Jane Rech
Centro Associado (PAP): Uninter Curitiba
CURITIBA-PARANÁ
2017
INTRODUÇÃO
O Estado se deu início quando o homem percebeu que a cooperação mútua geraria benefícios para o coletivo. O Estado nada mais é que um contrato social que a humanidade fez entre si para que haja harmonia entre os homens e assim viver em sociedade, e que todos os integrantes prosperem.
Neste trabalho será abordado o conceito de estado moderno e liberal, o tema principal será o Estado de Bem-estar Social. Em 1929 com a crise do liberalismo econômico, que aprofundou ainda mais a miséria, já que a crise causou um grande desemprego, há necessidade de um Estado mais presente e preocupado com a população, após a segunda guerra mundial ganha força então o Estado de Bem-estar social com características antagônicas ao Estado mínimo, aonde se tem como foco a defesa dos direitos do cidadão.
ESTADO MODERNO E ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL
O Estado moderno iniciou-se no século XVI depois da crise do feudalismo, como consequência de revolta de camponeses e da ascensão do comércio na Europa. Com base nas ideias iluministas a burguesia passa a reivindicar direitos a política social e econômica, além de brigar contra os altos impostos sobre as mercadorias. O Estado moderno tem como grande marco o Estado de direito que são um conjunto de normas que formam a Constituição, após o Estado moderno tem início o Estado liberal no século XVIII com fortes influências de economistas liberais clássicos como Adam Smith.
O Estado liberal prega a liberdade do comércio, ou seja, é defendida a não intervenção estatal na economia, segundo os liberalistas o mercado se regula por si só, no livro A Riqueza das Nações, Adam Smith fala no termo da Mão Invisível, que parece existir uma mão invisível que orienta a economia que nada mais é que a oferta e procura. Adam Smith acreditava que o Estado interferindo diretamente na economia causava problemas ao mercado. Porém em 1929 o Estado liberal enfrenta uma enorme crise conhecida como grande depressão, é conhecida como a pior crise que o capitalismo já enfrentou, colocando em cheque o Estado liberal.
Com a crise do Liberalismo causada principalmente por superprodução, o Estado decide intervir na economia de forma a tentar salvar o capitalismo, surge então o Estado de Bem-estar social também conhecido como Keynesianismo, pelo embasamento teórico de John Maynard Keynes, esse economista tinha uma visão da economia bem diferente dos economistas clássicos liberais, ele acreditava que o Estado devia interferir na economia, era a favor de o Estado injetar dinheiro na economia como forma de aquecê-la, e também conceder créditos com baixa taxa de juros ao setor privado para gerar investimentos, assim gerando empregos novamente, esse modelo de governo ganha grande força após a segunda guerra mundial. O Estado que antigamente era mínimo se torna grande e agora se preocupa com o social, as pessoas pobres agora são defendidas pelo Estado que investe em politicas sociais, e tem uma grande melhora na qualidade de vida da população, ganhando direitos trabalhistas, direito à saúde, educação, seguro-desemprego. Todavia houve muitas lutas do proletariado no mundo todo para que esse modelo de Estado que se preocupa com o social fosse alcançado. No Brasil exemplo disso foi a greve geral de 1917, muitos autores citam o Estado de Bem-estar social ser uma forma de defender o capitalismo do comunismo, melhorando a condição de vida do proletariado para que os mesmos não façam revoluções em busca do sistema econômico socialista. O Estado de Bem-estar social teve uma grande adesão no mundo todo, nos Estados Unidos era chamado de New Deal, no Brasil de Desenvolvimentista, na Europa de Welfare State.
...