Resenha Crítica Martin Heidegger e a Técnica
Por: Sammy Freitas • 2/10/2018 • Resenha • 305 Palavras (2 Páginas) • 395 Visualizações
Disciplina (2016)
Prof.
Leitura crítica
Texto: "Martin Heidegger e a técnica" (Franklin Leopoldo e Silva)
O resumo de Franklin Leopoldo sobre o texto de Heidegger sobre a técnica, está preocupado em demonstrar a construção de um caminho. Heidegger afirma basicamente que toda a técnica está relacionada diretamente à nossa própria essência.
Sendo assim, é importante entender a diferença entre a técnica e a essência da técnica em si.
A técnica é um meio para um fim. É toda a atividade humana. Já a essência da técnica, é a determinação de como a técnica é utilizada.
O texto cita quatro pilares definidas por Aristóteles:
- Techné - a produção, o saber fazer por mãos humanas (criar um vaso por exemplo)
- Episteme - conhecimento da produção
- Poiesis – a produção, de forma natural (como uma flor nascendo)
- Alethéia – a relação entre a técnica e o resultado final
Todo o significado grego dessas causas mostram um comprometimento básico com a produção. A técnica é uma forma de descobrimento da verdade onde é fundamentada toda a produção.
A característica principal da técnica citada por Heidegger é a exploração. O homem realiza a exploração do chamado real sem ter certeza se mostra ou se esconde de acordo com a natureza.
Toda a técnica em si citada no texto mostra que o homem deve usar as quatro causas como comprometimento para produção de algo.
Heidegger esclarece que estamos tão comprometidos com as técnicas, com uma era totalmente tecnológica que a nossa atual relação com o mundo e o modo como a sociedade contemporânea age, mostra fatalmente viver tão absorvido pela técnica, mais preocupados em falar sobre as técnicas do que simplesmente viver de forma simples.
No fundo, a principal questão que se apresenta é saber na verdade se continuaremos sendo humanos numa era em que a tecnologia passar a ser mais importante do que o próprio homem.
...