A Sociologia Resenha Crítica Manual do Professor Sociologia
Por: casa2709 • 19/8/2023 • Resenha • 688 Palavras (3 Páginas) • 100 Visualizações
PNLD – Sociologia
Resenha crítica – Manual do professor – Sociologia
Amanda Priscila Bernardi de Freitas
Universidade Estadual Paulista – UNESP
e-mail: amanda.bernardi@unesp.br
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2020: Sociologia – guia de livros didáticos – Ensino Médio/Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2020.
ARAUJO, S. M. D. et al. Sociologia – Manual do professor. CIDADE: Editora Scipione, 2020. 488p.
O livro integra o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) da disciplina de Sociologia. Trata-se de um conteúdo que passou por uma avaliação do Ministério da Educação, para disponibilizar às escolas públicas brasileiras, em 2020, com 488 p. Autoras, Silvia Maria de Araújo; Maria Aparecida Bridi e Benilde Lenzi Motim.
Silvia Maria de Araújo é Socióloga, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora em Sociologia do Trabalho pela Universidade de Milão, é professora sênior do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Autora e organizadora de livros em Sociologia do Trabalho e Sindicalismo, ganhou em 2001, como coautora, o prêmio Jabuti na categoria Livro Didático.
Maria Aparecida Bridi é Socióloga, doutora em Sociologia pela UFPR, especialista em Currículo e Prática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - RJ) e pesquisadora do GETS – Grupo de Estudos Trabalho e Sociedade (UFPR).
Benilde Lenzi Motim é Socióloga e doutora em História pela UFPR, é professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Departamento de Ciências Sociais da mesma universidade. Avaliadora do Sinaes/Inep-mec, é autora de capítulos de livros e artigos de Sociologia do Trabalho.
A vinculação das autoras com a educação e a educação básica estão expressas em suas ações de assessoria junto à Secretaria de Educação do Paraná, quando o estado se encontrava voltado para uma formação cidadã e favorecia o ensino das humanidades, inclusive a Sociologia e a Filosofia. Nesse momento, na década de 2000, pela Scipione o livro “Sociologia” editados em 2015 e reeditado e ampliado em 2018, aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) nos respectivos anos. Daí entende-se a maneira que o livro se apresenta pelo diálogo interdisciplinar, mas ancorada no conhecimento disciplinar rigoroso da Sociologia do Trabalho, construiu uma visão do trabalho, dos trabalhadores e de seus movimentos associativos a partir de um presente vivo e em constante transição. Estimula os estudantes à imaginação sociológica, à análise da realidade social e à descoberta de vieses novos, defendendo que, com rigor e com base, poderíamos “batizar a interpretação”, ou seja, ousar criar conceitos. Com base nos autores clássicos tradicionais e contemporâneos da Sociologia, assim nasceu o conceito de trabalho pulsante e o esforço em trabalhar uma Sociologia das adversidades.
...