A educação para o desenvolvimento sustentável permite a todo ser humano adquirir conhecimento
Por: Andre3105 • 15/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.097 Palavras (5 Páginas) • 423 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO – TG – ED IV
Aluno:
ANDRÉ AGUIAR PAES LEME RA: 1643119
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2016
Sumário
1 Questão 1
2 Resposta 2
3 Conclusão 4
4 Referências bibliográficas 5
1 Questão
A educação para o desenvolvimento sustentável permite a todo ser humano adquirir conhecimento, habilidades, atitudes e valores necessários para formar um futuro sustentável. A escala e a diversidade de seus recursos naturais fazem do Brasil um país de importância chave em termos da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável. A Assembleia Geral das Nações Unidas a proclamou a Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável para o período 2005-2014. A proposta foi aprovada em dezembro de 2002, durante sua 57ª Sessão. A UNESCO é a agência líder da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS) para promover a décadas e para estabelecer padrões de qualidade para a educação voltada para o desenvolvimento sustentável. Seu principal objetivo é o de integrar os princípios, os valores e as práticas do desenvolvimento sustentável a todos os aspectos da educação e da aprendizagem. A educação para o futuro sustentável significa incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem, por exemplo, mudança climática, redução de riscos de desastres, biodiversidade, redução da pobreza e consumo sustentável. Também requer métodos participativos de ensino e aprendizagem para motivar e empolgar alunos a mudar seus comportamentos e tomar atitude em favor do desenvolvimento sustentável. A Educação para o Desenvolvimento sustentável promove competências como pensamento crítico, reflexão sobre cenários futuros e tomadas de decisão de forma colaborativa. Isso requer mudanças profundas no modo que a educação é frequentemente praticada hoje. Esse esforço educacional irá incentivar mudanças de comportamento que virão a gerar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental, da viabilidade econômica e de uma sociedade justa para as gerações presentes e futuras. Isso representa uma nova visão da educação capaz de ajudar pessoas de todas as idades a entender melhor o mundo em que vivem, tratando da complexidade e do inter-relacionamento de problemas tais como pobreza, consumo predatório, degradação ambiental, deterioração urbana, saúde, conflitos e violação dos direitos humanos, que hoje ameaçam nosso futuro.
Pergunta: Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.
2 Resposta
A inclusão da educação ambiental, em quaisquer níveis de escolaridade, apresenta-se como uma esperança de progresso para uma sociedade melhor e que almeja a sustentabilidade. Em contrapartida, a introdução dessa ciência aos primórdios da escolaridade afigura-se em um contexto de otimismo, já que as crianças são promessas para a construção de um mundo mais bem desenvolvido. De acordo com o Art. 1º, Lei n° 9.795/99, educação ambiental são “os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
Desse modo, nota-se a real necessidade da participação tanto individual quanto coletiva na formação de sociedades mais sustentáveis. Contudo, a inserção desta ciência no prelúdio da educação se faz indispensável, pois o mundo moderno se encaminha à degradação sócio ambiental, em que se perderam os valores morais, culturais, e, sobretudo, naturais.
Com o escopo de estabelecer um elo entre o Brasil atual e futuro, é imprescindível uma educação de qualidade, formadora de cidadãos comprometidos com uma vida social solidária e preparados para os desafios de uma sociedade que cada vez mais necessita de informação e de conhecimento. Para que isso ocorra, é de extrema relevância que ocorram mudanças profundas no modo que a educação é lecionada atualmente.
Destaca-se que é preciso um esforço emergencial para enfrentar a escassez crescente de trabalhadores qualificados em áreas estratégicas, caracterizando uma verdadeira lacuna de capital humano. A superação dessa situação se resultará do investimento intensivo em todos os níveis da educação pela implementação do acesso às tecnologias e pelo desenvolvimento de novos espaços de aprendizagem.
Um possível processo que poderá acarretar uma mudança eficaz e imediata é a instituição de políticas públicas no que tange ás garantias e qualidades nas creches públicas, assegurando supervisão com o intuito de prover funcionamento e educação adequando às crianças desde a infância. Ademais, a melhoria da qualidade da educação básica poderá ocasionar diversas inovações no aprendizado de todos os alunos na idade correta, na medida em que a qualidade da educação passa pela valorização do professor, priorizando-se sua formação inicial e continuada e também pelo estabelecimento de planos de carreira e salários dignos.
...