TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adaptação dos Alunos Com Uso de Simuladores

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

Adaptação dos alunos com uso de simuladores.

[Inspirando-se nas pesquisas realizadas por Mendes e Fialho (2004) e Lunce (2006), realizou-se um estudo em 2014] ( citação do artigo de Rosane Margaritelli Moreira – Laborat rio de Novas Tecnologias de Ensino (LANTE) - Universidade Federal Fluminense)

O estudo dividiu 6 grupos de alunos de uma escola pública de São Paulo, os grupos foram nomeados de grupo A até F, o estudo tinha como finalidade comparar os resultados finais entre uma experiência realizada no simulador e outra realizada no laboratório de forma manual.

Os grupos A,B e C foram designados à realizar o experimento manual denominado "experimento da garrafa" ( uma variação do pêndulo de Newton ) que consiste pêndulos presos em equilíbrio por duas cordas de ângulo oposto, tem como objetivo ensinar a conservação de energia já que : Quando um pêndulo é levantado e em seguida solto, a energia potencial nele presente é convertida em energia cinética até que eles se choquem com os outros pêndulos, com o choque a energia é transferida integralmente para os pêndulos em repouso e o resultado disso você vê na imagem abaixo.

Quando um pêndulo é colocado em movimento, o pêndulo em posição oposta recebe a energia e inicia um movimento proporcional. O mesmo acontece com dois pêndulos, mas a partir de três as quantidades começam a se alternar.

Após o experimento os grupos A,B e C tiveram que responder a um questionário que possuía perguntas simples sobre o experimento e também sobre a lei de conservação de energia. As respostas foram classificadas em adequadas/corretas; em branco ou inadequadas/incorretas.

No dia seguinte era a vez dos grupos D,E e F participar do experimento dessa vez os alunos foram subdivididos em duplas e tiveram acesso ao simulador: "Parque Energ tico para Skatistas”, obtido no site da Universidade do Colorado (https://phet.colorado.edu/pt_BR/). [No simulador poss vel alterar a forma e posi o da pista; observar a altura m xima atingida, a cada lado da pista, pelo skatista; incluir ou n o o atrito; observar as energias do skatista em tempo real e em um ponto de sua trajet ria ao habilitar o gr fico de energias.energia cin tica em calor, na presen a de atrito. O gr fico de energias fornece os valores das energias cin tica, potencial gravitacional, t rmica (calor) e total, em tempo real, e juntamente com a observa o do movimento do skatista, , em tese, poss vel aos alunos relacionar os par metros modificados com os efeitos provocados.] (citação do artigo de Rosane Margaritelli Moreira – Laborat rio de Novas Tecnologias de Ensino (LANTE) - Universidade Federal Fluminense).

No final desse experimento os alunos também tiveram que responder um questionário de dificuldade similar ao anterior sobre a simulação e a lei da conservação de energia.

Com o fim dos experimentos os pesquisadores concluíram que os grupos A,B e C tiveram certa dificuldade em compreender a lei da conservação de energia, apenas 58% dos alunos atingiram o que foi proposto, o experimento manual gerou certas dúvidas aos alunos que os levaram a cometer erros na hora de responder ao questionário. Os resultados dos grupos D,E e F foram pouco mais satisfatórios já que

Simulador proporciona dezenas possibilidades para realizar o conceito proposto cerca de 62% dos alunos entenderam o conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com