Estatuto Do Idoso
Trabalho Universitário: Estatuto Do Idoso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thiago210192 • 26/4/2014 • 1.989 Palavras (8 Páginas) • 509 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL 6º SEMESTRE
Irecê – 2014.
LUCILENE
DIAGNOSTICO SOCIAL
Diagnóstico da problemática social local/regional e a importância dos indicadores sociais na construção das Políticas de Proteção ao Idoso
Proporcionar aos(as) alunos(as) do 6º semestre do Curso de Serviço Social a reflexão da realidade regional para a elaboração de um diagnóstico da problemática social local do município/regional e a importância dos indicadores sociais frente à construção das políticas sociais de proteção ao idoso.
Professoras: Amanda Boza Gonçalves; Clarice da Luz Kernkamp; Rosane Ap. B. Malvezzi; Valquiria A. Dias Caprioli
Irecê – 2014.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..................................................................................................... 4
2.PROJETO ARTE DO BEM VIVER......................................................................... 6
3. LEIS E AVANÇOS PARA OS IDOSOS NO BRASIL......................................... 7
4.REFERÊNCIAS.................................................................................................... 10
1. INTRODUÇÃO.
A cidade de Irecê tem esse nome que é indígena, dado em substituição ao nome Carahybas e significa pela água, à tona d’água, à mercê da corrente, ficando a 478 km da cidade de Salvador, o município de Irecê fica na zona fisiográfica da Chapada Diamantina Setentrional, que tem vários lugares turísticos, abrangendo toda a área do Polígono das Secas. Pertencente à bacia do São Francisco.
Tem uma população de segundo dados do IBGE de 72.041 pessoas sendo que dessas, 3.665 são acima de 60 anos, 62.216 pessoas alfabetizadas.
A cidade de Irecê caracteriza-se como sendo polo de uma região compreendida em 28 cidades sendo uma das cidades mais prósperas na área de comércio e serviços no estado da Bahia, já no setor industrial se destacam fábricas de móveis, confecções, gráficas, abatimento de frangos e fábricas no ramo de laticínios e doces. Com um forte comércio nos setores automobilístico, supermercados, vestuários, materiais de construção, varejos, atacadistas e distribuidoras que abastecem cidades circunvizinhas.
Está passando a ser conhecida também como polo de vestuário, onde muitos comerciantes locais passaram a se tornar atacadistas e varejistas, formando assim a economia do município.
Ocupa posição de status por ser a maior cidade da microrregião, tendo a maior população. Irecê não se difere das demais, pois o índice de violência, desemprego, problemas na saúde, índice de analfabetismo vem aumentando consideravelmente.
Com relação à educação, na parte infantil, não só a sede do município como também alguns povoados contam com creches que atendem crianças de 0 a 3 anos. O município também tem escolas que atendem as crianças acima de 3 anos até atingirem o ensino médio. No ensino médio, a educação fica por conta das Escolas Estaduais, que atendem os jovens de Irecê e região.
Segundo dados do IBGE, os números de analfabetos funcionais são alarmantes, pois a maioria dos estudantes principalmente na rede pública de educação, além da precarização na forma de ensino, sem escolas adequadas, e os professores sem as condições adequadas que os auxiliem no trabalho.
O mercado de trabalho de Irecê é escasso, e isso é um reflexo da realidade do município, mas grande parte da responsabilidade também é dos gestores políticos que não viabilizam projetos de inserção de trabalho para a comunidade.
A economia do município e região é baseada na produção agrícola de policultura, dando-se destaque além da produção de mamona e feijão, à produção de cebola, tomate, beterraba, cenoura, etc.; baseia-se também a economia na pecuária e no comércio local, que há muito deixou de ter na produção agrícola sua fonte de renda majoritária, tornando-se um grande polo de prestação de serviços.
Mas com a escassez de chuva Irecê, vem enfrentando muitas dificuldades econômicas, uma vez que a população ainda tem o hábito de investir na produção de milho, feijão, mamona, e quando não chove o esperado, os agricultores perdem todo o seu investimento.
2. PROJETO ARTE DO BEM VIVER.
O Projeto a Arte do Bem Viver, completará em Maio de 2014, treze anos de atuação, pois o mesmo atua desde 15 de Maio de 2001, onde foi dado início o seu 1º grupo, no Bairro Novo Horizonte na cidade de Irecê.
O Projeto a Arte do Bem Viver é uma ação de acréscimo, que tem por objetivo promover a autonomia da pessoa Idosa, sua integração e participação efetiva na sociedade.
O Projeto a Arte do Bem Viver, surgiu da necessidade de uma real política pública de atenção ao Idoso.
O projeto desenvolve varias atividades, dentre elas estão: Festejo Junino, Dia dos pais, Dia internacional do idoso, Confraternização Natalina, passeio, comemoração aos aniversariantes do mês, brincadeiras, Palestras Informativas sobre a saúde do idoso, atividades de reflexão, educação física dentre outros.
De acordo com o estatuto do Idoso no capítulo V do Art.20 fica claro que é direito do idoso a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.
Contamos hoje com nove (09) grupos de convivência e fortalecimento de vínculos
...